Correio Braziliense
postado em 07/02/2020 04:06
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou ontem um fórum global de pesquisa e inovação para mobilizar ações internacionais em resposta ao novo coronavírus (2019-nCoV). O evento, que será realizado nos próximos dias 11 e 12, em Genebra, é organizado em colaboração com a Global Research Collaboration for Infectious Disease Preparation.
“Aproveitar o poder da ciência é fundamental para controlar esse surto”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Existem perguntas para as quais precisamos de respostas e ferramentas que precisamos desenvolver o mais rápido possível. A OMS está desempenhando um importante papel de coordenação, reunindo a comunidade científica para identificar prioridades de pesquisa e acelerar o progresso.”
O fórum reunirá atores-chave, incluindo cientistas renomados, agências de saúde pública, ministérios da saúde e financiadores de pesquisas. Os participantes discutirão vários aspectos, incluindo a identificação da fonte do vírus, e devem compartilhar amostras biológicas e sequências genéticas.
Segundo Tedros, os especialistas se basearão nas pesquisas existentes sobre coronavírus Sars e Mers e identificarão lacunas de conhecimento e prioridades de pesquisa. “Compreender a doença, seus reservatórios, transmissão e gravidade clínica e, em seguida, desenvolver contramedidas eficazes é fundamental para o controle do surto, reduzir mortes e minimizar o impacto econômico”, disse Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS.
Na França, o laboratório universitário VirPath espera encontrar um tratamento eficaz contra o novo coronavírus entre os medicamentos existentes, um método considerado muito mais rápido e mais barato. A estratégia de reposicionamento foi proposta no âmbito do consórcio Reacting, criado pelo Instituto Francês de Pesquisa Médica (Inserm) para lidar com crises de saúde como H5N1, ebola ou zika.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.