Mundo

Tubo de ensaio

Fatos científicos da semana

Correio Braziliense
postado em 08/02/2020 04:15
Fatos científicos da semana
Segunda-feira, 3
OMS faz alerta sobre casos de câncer

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que os casos de câncer aumentarão cerca de 81% nos países em desenvolvimento até 2040. A principal causa, destacou a agência das Nações Unidas, é a falta de recursos destinados à prevenção. Por meio de um comunicado, a OMS advertiu que, se se as tendências atuais se mantiverem, o mundo registrará um aumento global de 60% dos registros da doença nas próximas décadas. Há dois anos, foram contabilizados pela organização 18,1 milhões de novos casos. Agora, a estimativa é de que chegue a algo entre 29 e 37 milhões até 2040, numa média global. “É um sinal vermelho que nos pede para que enfrentemos as desigualdades inaceitáveis que existem entre países ricos e países pobres no que se diz respeito aos serviços de combate ao câncer”, afirma Ren Minghui, vice-diretor-geral da OMS, no comunicado.


Terça-feira, 4
Vaga-lumes ameaçados

Estudos recentes advertem que inúmeras espécies de insetos estão sob ameaça de extinção, sobretudo as abelhas, aparentemente, as que mais são afetadas pelas mudanças climáticas e  pela ação humana. Agora, um relatório deixou especialistas em alerta especificamente quanto à diminuição dos vaga-lumes. De acordo com pesquisadores, três são as razões que aumentam os riscos desses insetos. O primeiro deles é a perda de habitats, urbanizados ou convertidos em plantações, como acontece em mangues da Malásia. O segundo seria a poluição luminosa  — luzes artificiais afetam os ritmos dos insetos. Por último, o aumento do uso de inseticidas.


Quarta-feira, 5
O poder antiestresse da meditação

Um grupo de cientistas americanos mostrou, em um estudo científico publicado na revista especializada Psychophysiology, como a meditação de atenção plena pode ajudar pessoas perfeccionistas a se recuperarem do estresse. No trabalho, os pesquisadores da Universidade Estadual de Bowling Green realizaram uma série de avaliações médicas, como monitoramento da frequência cardíaca, em 120 estudantes universitários selecionados, que mostraram essa característica comportamental. As sessões diárias, que foram realizadas por um mês, geraram mais tranquilidade aos jovens e também reduziram as atitudes de julgamento, que são frequentes em pessoas perfeccionistas.


Quinta-feira,6
Recorde feminino no espaço

A astronauta americana Christina Koch retornou à Terra, depois de passar quase um ano a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), o que significa o recorde feminino de permanência no espaço.  A cápsula Soyuz, da Nasa, com Koch e seus colegas a bordo (o astronauta italiano Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia, e o cosmonauta russo Alexander Skvortsov) pousou no Cazaquistão, Ásia Central, de manhã, após um voo de três horas e meia. “A aterrissagem aconteceu como estava previsto e a tripulação está bem”, anunciou o diretor da Agência Espacial Russa (Roskosmos), Dmitri Rogozin, no Twitter. “Estou emocionada e feliz”, disse Koch, sorridente, depois de ser retirada da cápsula.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags