Mundo

Ex-presidente da Bolívia Evo Morales vai a Cuba para tratamento de saúde

Evo Morales está exilado na Argentina desde novembro do ano passado

Correio Braziliense
postado em 10/02/2020 13:09
O ex-presidente boliviano Evo Morales governou a Bolívia por quase 14 anos.O ex-presidente da Bolívia Evo Morales deixou Buenos Aires e viajou para Cuba, na madrugada desta segunda-feira (10/2) - anunciou a imprensa local.

Em entrevista à Rádio Continental, o presidente Alberto Fernández explicou que a viagem foi informada às autoridades argentinas.

"Me parece que estava com um tratamento (médico) e tinha que viajar. Falou comigo há uns dias. Como refugiado, não está impedido de ir a Cuba. Tem direitos e pode exercê-los", disse Fernández à rádio nesta segunda-feira.

Morales, de 60 anos, vive na Argentina como refugiado político, após um breve asilo no México. A mudança de endereço aconteceu após sua renúncia à Presidência da Bolívia em 10 de novembro, em meio a uma convulsão social no país.

Na Argentina, permanecem refugiados os filhos do ex-presidente.

Morales governou a Bolívia por quase 14 anos e obteve uma polêmica vitória para um quarto mandato na eleição presidencial de 20 de outubro. Uma auditoria da OEA encontrou irregularidades que levaram à sua renúncia.

A Bolívia terá novas eleições em 3 de maio. Morales está impedido de se candidatar à Presidência, mas manifestou sua intenção de ganhar uma cadeira como legislador e instruiu seu advogado para que seu nome seja inscrito como candidato.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags