Mundo

Atentado suicida deixa cinco mortos em Cabul, capital do Afeganistão

O atentado aconteceu no primeiro posto de controle na entrada de uma academia militar

Correio Braziliense
postado em 11/02/2020 09:20
O atentado na entrada de uma academia militar deixou 12 feridos.Pelo menos cinco pessoas morreram nesta terça-feira (11/2) em um atentado suicida cometido no oeste de Cabul, o primeiro ataque deste tipo na cidade em vários meses - informaram as autoridades.

"Esta manhã, às 7h (00h30 em Brasília), um homem se detonou, matando cinco pessoas - dois civis e três militares", declarou à AFP o porta-voz do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi.

O atentado deixou 12 feridos, entre eles cinco civis, acrescentou o porta-voz, que não excluiu que o balanço de mortos possa aumentar.

Já o Ministério da Defesa registrou cinco óbitos, sendo um civil e quatro integrantes das forças de segurança, além de seis feridos.

"Foi uma enorme explosão que fez nossa casa tremer. Também ouvimos disparos. Havia ambulâncias que seguiam para o local", relatou à AFP um testemunha, que se identificou como Amiullah.

Segundo informações preliminares fornecidas por testemunhas, o atentado aconteceu no primeiro posto de controle na entrada de uma academia militar.

Essa academia já havia sido alvo de ataques em várias oportunidades, sendo que a última delas, em maio de 2019, foi reivindicada pelo grupo radical Estado Islâmico.

Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria do atentado.

A brutal explosão põe um ponto final a vários meses de relativa calma na capital afegã, em meio a especulações de que os talibãs poderão interromper seus ataques a centros urbanos para negociar com os Estados Unidos.

O último grande ataque na capital foi em novembro. Neste episódio, 12 pessoas morreram depois que uma caminhonete repleta de explosivos se chocou contra um veículo que transportava trabalhadores estrangeiros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags