Mundo

Há 30 anos, libertação de Mandela representou 'a morte' do apartheid

Em 11 de fevereiro de 1990, o atual presidente da África do Sul impressionado segurava o microfone de Nelson Mandela, que acabara de ser libertado após 27 anos atrás das grade

Correio Braziliense
postado em 11/02/2020 16:29

Em 11 de fevereiro de 1990, o atual presidente da África do Sul impressionado segurava o microfone de Nelson Mandela, que acabara de ser libertado após 27 anos atrás das gradeO presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, celebrou nesta terça-feira (11) os 30 anos da libertação de Nelson Mandela, com um discurso no local onde o líder anti-apartheid deu sua primeira declaração, enquanto o atual mandatário segurava o microfone.

 

Em 11 de fevereiro de 1990, um jovem Cyril Ramaphosa impressionado segurava o microfone de Nelson Mandela, que acabara de ser libertado após 27 anos atrás das grades.

 

Trinta anos depois e no mesmo local, o agora presidente lembrou este momento que representou a "morte" do apartheid.

 

"No dia em que Mandela foi libertado, sabíamos que o apartheid tinha morrido", disse Cyril Ramaphosa diante de umas mil pessoas, entre as quais estudantes, reunidos em frente à prefeitura de El Cabo (sudoeste), a capital legislativa.

 

"Havia magia no ar", lembrou do balcão da prefeitura, no mesmo local onde Nelson Mandela, herói da luta contra o apartheid, discursou 30 anos antes, diante de uma praça lotada.

 

Em 11 de fevereiro de 1990, o jovem Ramaphosa, então com 37 anos e barba cerrada, estava ao lado do ex-presidiário mais conhecido do mundo.

 

Horas antes Mandela tinha recuperado a liberdade. Saiu da prisão de Victor Verster em Paarl (sudoeste), acompanhado da esposa, Winnie Mandela, outra grande personalidade da luta contra o regime racista.

 

Mandela passou 27 anos preso, especialmente na ilha-prisão de Robben Island, após ter sido condenado em 1964 à prisão perpétua por sabotagem e complô contra o Estado.

 

Sua libertação aconteceu dias depois da suspensão da proibição de seu partido, o Congresso Nacional Africano (ANC), pelo presidente branco da época, F.W. de Klerk.

 

"Gente de todo o mundo tinha os olhos cheios de lágrimas e eram lágrimas de felicidade" depois de décadas de um regime racista, dominado pela minoria branca, disse Ramaphosa. 

 

"Lembraremos desse dia como um dos mais memoráveis da História mundial", acrescentou.

- "Longe do objetivo"  -

Três anos depois, Nelson Mandela ganhou o prêmio Nobel da Paz com F. W. de Klerk e em 1994 se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul democrática. Morreu em 2013, aos 95 anos.

 

"Não se entende o que nossos pais tiveram que sofrer por nossa liberdade", disse nesta terça um estudante, Panashe Sizingwe.

 

"Mas estamos longe do objetivo estabelecido pelo pai da nação", disse outro sul-africano, Lebona Motlatla. "Por liberdade para todos, Mandela entendia que todo mundo tivesse trabalho e comida", acrescentou.

 

Com o fim do apartheid, a África do Sul, durante muito tempo pária do mundo, se reintegrou ao concerto das nações e retornou com os benefícios da integração à economia mundial.

 

O desemprego segue afetando a primeira potência industrial do continente africano e penaliza na atualidade 29,1% de sua população economicamente ativa contra 20% em 1994. 

 

O país de debate, ainda, diante das enormes desigualdades entre ricos e pobres, corrupção e elevada taxa de criminalidade. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags