Correio Braziliense
postado em 12/02/2020 12:13
A Opep reduziu em 19% a previsão de crescimento da demanda global de petróleo este ano devido à nova epidemia de coronavírus e seu impacto na China.
"O impacto da epidemia de coronavírus na economia chinesa aumenta a incerteza em torno do crescimento econômico global em 2020 e tudo isso afeta o crescimento global da demanda de petróleo em 2020", afirma a Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) em seu relatório mensal divulgado nesta quarta-feira.
A organização agora espera um crescimento da demanda de 0,99 milhão de barris por dia (mbd) este ano, um valor menor em 0,23 mbd do que a previsão do mês passado.
Na China, "os combustíveis para transporte, principalmente a aviação, devem ser afetados no primeiro semestre de 2020", diz a Opep.
O impacto será exacerbado pela coincidência da epidemia com o período do Ano Novo Lunar, no qual milhões de pessoas costumam viajar para se reunir com a família ou para ir para o exterior.
A Opep e seus parceiros, incluindo a Rússia, estão implementando uma política de redução voluntária de sua produção para apoiar o aumento dos preços e poderiam agora somar novos cortes contra o coronavírus, embora Moscou ainda não tenha concordado.
Em janeiro, os países da Opep reduziram sua produção em 509.000 barris por dia, um declínio importante que é explicado principalmente pela queda na produção na Líbia (344.000 barris por dia), segundo fontes indiretas, citadas pelo relatório.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.