Um japonês de 112 anos foi coroado como o homem mais velho do mundo pelo Guinness, livro dos recordes, e sua fórmula para chegar a essa idade é sorrir.
Chitetsu Watanabe, que nasceu em 5 de março de 1907 em Niigata, norte de Tóquio, recebeu o título em sua casa, anunciou o Guinness.
O dono anterior do título era Masazo Nonaka, também japonês, que faleceu no mês passado, aos 112 anos e 266 dias.
Watanabe, casado e com cinco filhos, garantiu que o segredo para a longevidade é "não se entediar e manter o sorriso" e confessou um pecado: é apaixonado por doces - embora eles não pareçam provocar nenhum dano à sua saúde.
O ser humano vivo mais velho é a japonesa Kane Tanaka, mulher de 117 anos.
O Japão conta com uma das maiores expectativas de vida do mundo, e não por acaso é o lar de várias das pessoas reconhecidas como as mais longevas do planeta - entre elas, Jiroemon Kimura, que morreu pouco depois de completar 116 anos, em junho de 2013.
Contudo, a pessoa mais velha já registrada é a francesa Jeanne Louise Calment, que morreu em 1997 aos 122 anos, segundo o Guinness.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.