Mundo

França não fechará a porta do 5G para a empresa chinesa Huawei

Apesar de não ser excluída do sistema de telecomunicações francês, a empresa chinesa poderá sofrer restrições

Correio Braziliense
postado em 13/02/2020 08:45
O governo dos Estados Unidos pressiona seus aliados para que excluam a empresa chinesa do desenvolvimento do 5G, acusando a Huawei de espionar para Pequim.A França afirmou nesta quinta-feira (13/2) que a empresa chinesa de telecomunicações Huawei não será excluída do mercado 5G na França, mas pode sofrer "restrições" para proteger os "interesses soberanos" franceses.

"Huawei não será excluída do 5G na França", afirmou o ministro da Economia e Finanças, Bruno Le Maire, ao canal BFM TV, mas acrescentou que "o Estado francês tomará precauções para proteger seus interesses soberanos", especialmente perto das instalações nucleares e militares.

"É perfeitamente compreensível que em um momento ou outro demos prioridade a uma operadora europeia, como Nokia ou Ericsson, mas se a Huawei apresentar uma oferta melhor do ponto de vista técnico, do ponto de vista dos preços, poderá ter acesso ao 5G na França", disse o ministro.

O governo dos Estados Unidos pressiona seus aliados para que excluam a empresa chinesa do desenvolvimento do 5G, acusando a Huawei de espionar para Pequim. 

A Huawei, número dois no mercado de smartphones, lidera o desenvolvimento da internet móvel ultrarrápida, à frente de rivais como a sueca Ericsson, a finlandesa Nokia e a sul-coreana Samsung.

O 5G, uma nova etapa da comunicação móvel, permitirá conectar tudo o que atualmente não está conectado, principalmente objetos, em indústrias, cidades ou no âmbito da saúde. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags