Mundo

Golfinhos têm sido mortos a tiros nos EUA; autoridades buscam serial killer

Os corpos de dois golfinhos foram encontrados com ferimentos em praias da Flórida. Especialistas encontraram uma bala dentro de um deles

Correio Braziliense
postado em 14/02/2020 16:49
Um dos golfinhos encontrados na semana passada na Flórida

Atenção: abaixo, esta matéria contém imagem que pode ser perturbadora para algumas pessoas

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em iglês), órgão ambiental ligado ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos, emitiu um comunicado no qual oferece uma recompensa de US$ 20 mil para quem fornecer informações que levem à identificação da pessoa ou do grupo de pessoas que aparentemente está assassinando golfinhos na Flórida.

Na semana passada, dois golfinhos-nariz-de-garrafa foram encontrados na costa do estado norte-americano, mortos com perfurações causadas provavelmente por tiros ou algum objeto pontiagudo. São dois casos mais recentes que se juntam a outros 27 semelhantes registrados na região desde 2002, o que levou as autoridades a acreditar em uma ação premeditada, como se o estado tivesse uma espécie de "serial killer" de golfinhos.

O primeiro golfinho encontrado na semana passada apareceu na praia de Naples, com um ferimento perto do focinho que se assemelhava ao provocado por um disparo de arma de fogo. Dias depois, outro animal morto surgiu em Pensacola Beach e, neste, veterinários encontraram uma bala alojada em seu corpo.

Atenção: a imagem abaixo pode perturbar algumas pessoas

Um dos golfinhos encontrados na semana passada na Flórida

O motivo dos ataques não é conhecido, mas a NOAA afirma que o hábito de alimentar os animais pode facilitar esses ataques. Isso porque os animais começam a perceber os barcos como uma fonte de alimento e se aproximam, o que os torna alvos fáceis de pessoas mal intencionadas. 

"Biólgos acreditam que esses casos podem se originar da prática de humanos alimentando os golfinhos. Esses animais passam a associar pessoas e barcos com comida, o que os coloca em situações perigosas", escreve a administração no comunicado.

Nos Estados Unidos, maltratar, caçar, matar ou alimentar golfinhos selvagens é considerado crime. A punição é de multa, que pode chegar a U$ 100 mil e até um ano de prisão por cada violação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags