Mundo

Ataque homofóbico a Buttigieg

Correio Braziliense
postado em 15/02/2020 04:14
Pete Buttigieg, ex-prefeito de South Bend (Indiana), pode se tornar o primeiro presidente gay dos EUA

A orientação sexual do pré-candidato pelo Partido Democrata Pete Buttigieg, ex-prefeito de South Bend (Indiana), tornou-se um assunto de campanha, em meio a ataques homofóbicos. O locutor de rádio Rush Limbaugh, figura da esfera conservadora norte-americana, debochou de Buttigeg, ao se referir a ele como “este garoto gay de 37 anos que abraça seu marido no palco”. Ele questionou ainda se os eleitores estariam dispostos a votar em um “homem beijando o seu marido no palanque”. Se eleito, Buttigieg será o primeiro presidente abertamente gay dos Estados Unidos. Durante evento em Las Vegas, ele não respondeu diretamente a Limbaugh, mas comentou que sente “orgulho” de seu casamento. “Tenho orgulho de meu marido.”

O senador Bernie Sanders denunciou os “escandalosos” ataques homofóbicos contra Buttigieg. “Como pré-candidatos temos divergências, mas os ataques pessoais são inaceitáveis”, disse o senador. Os comentários homofóbios de Rush Limbaugh sobre Pete Buttigieg são indignantes e ofensivos. Juntos, terminaremos as divisões e o ódio semeado por Donald Trump”, acrescentou.

Homenagem
As declarações do locutor de rádio tiveram repercussão, especialmente porque foram feitas dias depois de uma homenagem de Trump ao apresentador. Durante seu discurso sobre o Estado da União no Congresso, o presidente deu a Limbaugh a “Medalha da Liberdade”, a mais alta condecoração civil do país, e lhe agradeceu por “décadas de dedicação” aos Estados Unidos.

Na última quinta-feira, ao ser questionado por um jornalista da emissora de televisão Fox News se estaria aberto a votar em um candidato gay, Trump respondeu que “achava que sim”. “Acho que haveria alguns que não, e eu não estaria nesse grupo, para ser honesto com você”, declarou. “Acho que isso não parece estar prejudicando Pete Buttigieg.”




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags