Correio Braziliense
postado em 17/02/2020 04:34
CONFLITO
REGIME SÍRIO NOS ARREDORES DE ALEPPO
O regime sírio retomou, neste domingo, o controle das localidades que cercam a metrópole de Aleppo. A ação foi um avanço em ofensiva contra o último grande reduto jihadista e rebelde no Noroeste do país. Como resultado, o presidente sírio, Bashar al-Assad, afastou os adversários da região, que têm sido alvo de bombardeios. Apoiado pela Rússia, Irã e também pelo Hezbollah libanês, o governo de Damasco, capital da Síria, tem obtido seguidas vitórias e atualmente controla mais de 70% do país. De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), é a primeira vez que forças pró-regime assumem toda a região ao redor de Aleppo desde 2012. Ontem, a Casa Branca anunciou o pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que a Rússia pare de apoiar as “atrocidades do regime de Assad”.
IRAQUE
ATAQUE PRÓXIMO À EMBAIXADA AMERICANA
Três foguetes caíram perto da Embaixada dos Estados Unidos em Bagdá ontem, no 19º ataque contra interesses americanos no Iraque desde outubro. O anúncio foi feito pelo exército iraquiano. Ao mesmo tempo, um foguete causou danos materiais em um centro de apoio logístico de Hash al-Shaabi, uma coalizão de milícias favoráveis ao Irã, que é integrada às forças de segurança, informou o exército. Os foguetes não deixaram vítimas, disseram fontes iraquianas e da coalizão. Jornalistas da Agência France-Presse (AFP) de notícias ouviram várias explosões seguidas de aviões que voavam em círculos perto da Zona Verde, o território de alta segurança onde se situa a missão americana. Cerca de 5,2 mil soldados americanos estão atuando junto às forças locais em todo o Iraque.
ESTADOS UNIDOS
PEDIDO DE RENÚNCIA PARA PROCURADOR
Ex-funcionários da Justiça dos Estados Unidos pediram a renúncia do procurador-geral William Barr devido à intervenção dele na redução da sentença de Roger Stone, ex-conselheiro de campanha e amigo do presidente americano, Donald Trump. Eles se pronunciaram em carta aberta divulgada na internet, com mais de mil assinaturas. Os promotores que trabalham no caso recomendaram uma sentença de sete a nove anos de prisão, depois que Stone foi considerado culpado de obstrução de uma investigação do Congresso sobre a interferência da Rússia na campanha eleitoral de 2016 e de falso testemunho. O procurador-geral dos Estados Unidos revisou a recomendação depois que o presidente americano a criticou publicamente. A reversão levou quatro promotores federais a se retirarem do caso.
CAMARÕES
14 CRIANÇAS ASSASSINADAS EM VILAREJO
Homens armados mataram 22 pessoas, entre elas 14 crianças, em um vilarejo localizado em província povoada pela minoria de língua inglesa no noroeste de Camarões. As informações foram divulgadas ontem pela Organização das Nações Unidas (ONU). Também morreram no ataque uma mãe grávida e duas mulheres que carregavam bebês no colo, declarou à imprensa James Nunan, chefe do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da região. A chacina ocorreu na sexta-feira, por volta das 14h, na vila de Ntumbo.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.