Correio Braziliense
postado em 20/02/2020 04:06
O príncipe Harry e a mulher, Meghan, vão deixar suas responsabilidades como membros da família real em 31 de março. A data foi revelada ontem por seu porta-voz. O casal, que abalou as estruturas da monarquia britânica ao anunciar o desejo de renunciar às obrigações da Coroa britânica, no mês passado, terão de desocupar um gabinete do Palácio de Buckingham, a residência da rainha Elizabeth II. O porta-voz esclareceu, no entanto, que Harry não abdicará de seu cargo militar.
Quando anunciaram a decisão, que pegou a rainha de surpresa, rapidamente foi decidido que ambos deveriam renunciar ao cargo de Alteza Real. Ainda não se sabe se Harry e Meghan terão o direito de utilizar a denominação “Sussex Royal”. O casal adota esse nome em sua conta no Instagram, a qual reúne 11,2 milhões de seguidores, e em seu site oficial. Além disso, essa denominação está registrada em uma série de produtos.
“Uma vez que o duque e a duquesa de Sussex deixaram suas principais funções na família real e buscam alcançar sua independência econômica, o uso do termo ‘real’ deve ser reconsiderado nesse novo contexto”, afirmou uma fonte da monarquia à agência Press Association, no Reino Unido. Segundo a mesma fonte, há discussões acontecendo em relação a esse tema.
Segundo o jornal britânico Daily Mail, altos funcionários da Coroa tinham comentado não ser “pertinente” que o casal continue usando o termo “real”. O príncipe, de 35 anos, o sexto na linha sucessória ao trono britânico, e sua mulher, uma ex-atriz americana, de 38, instalaram-se no início deste ano em uma nova residência nos arredores de Victoria, no Canadá, junto com o filho, Archie, nascido em maio do último ano.
Eventos
A emissora de tevê BBC divulgou que Harry e Meghan participarão de seis eventos no Reino Unido no próximo mês, incluindo o Commonwealth Day Service, em 9 de março — a celebração anual dos 53 países que compõem a comunidade britânica de nações. Harry também deverá estar presente na Maratona de Londres, em abril, na condição de patrono. O casal também prestigiará os Jogos Invictus, na Holanda, em maio.
Assessores garantem que os dois não abandonarão as causas que têm defendido, como o empoderamento juvenil, a saúde mental e a própria Commonwealth. Harry também tem como prioridades o bem-estar de militares, a conservação ambiental e a luta contra a Aids, enquanto Meghan se concentra no feminismo, na igualdade de gênero e na educação.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.