Correio Braziliense
postado em 20/02/2020 04:06
Ataques a tiros em dois bares da cidade alemã de Hanau, próxima a Frankfurt, deixaram, ontem à noite, pelo menos oito pessoas mortas e cinco feridas. Para a polícia, as duas ações estão relacionadas. De acordo com informações da mídia local, os alvos foram bares onde se fuma narguilé, espécie de cachimbo de água muito tradicional no Oriente Médio e no norte da África.
Na primeira ofensiva, ocupantes de um veículo efetuaram entre oito e nove disparos de um carro contra um estabelecimento em Kurt-Schumacher-Platz, no centro da cidade. Lá, ocorreram três mortes. Em seguida, tiros foram efetuados contra outro bar, em Kesselstadt, matando cinco pessoas.
Os envolvidos conseguiram fugir, mas, de acordo com o jornal Bild, um suspeito foi preso. Autoridades mobilizaram rapidamente um forte efetivo policial, que cercou os dois bairros da cidade de 100 mil habitantes, distante cerca de 25km de Frankfurt.
Na sexta-feira da semana passada, investigadores antiterror prenderam 12 integrantes de um grupo de extrema-direita que planejavam ataques contra políticos, solicitantes de asilo e muçulmanos, alimentando preocupações com a escalada da violência extremista no país.
Segundo o Ministério Público, suspeita-se de quatro dos detidos tenham formado “uma associação terrorista de extrema direita”, enquanto os outros oito estavam dispostos a lhes fornecer apoio financeiro ou “assistência na obtenção de armas”. Mandados de prisão e de buscas foram realizados em 13 locais de cinco estados, incluindo Baviera e Renânia do Norte-Vestfália, a região mais populosa da Alemanha.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.