Mundo

Passageiros deixam navio

Correio Braziliense
postado em 20/02/2020 04:07
Cruzeiro tem 621 infectados: maior grupo fora da China


Os passageiros do cruzeiro Diamond Princess começaram a desembarcar ontem, depois de 14 dias de quarentena no Japão, ao mesmo tempo em que as autoridades de saúde do país anunciaram que mais 79 ocorrências do novo coronavírus foram diagnosticadas no navio. Com 621 casos positivos, a embarcação representa o maior grupo de pessoas infectadas fora da China. Os passageiros recém-identificados serão levados para o hospital e, depois do tratamento, terão de passar por outra quarentena.

Quase 500 passageiros sem sintomas, com resultados negativos nos exames e que não tiveram contatos com pessoas infectadas pelo vírus, desembarcaram após o isolamento de 14 dias, informou o Ministério japonês da Saúde. O número de infecções no navio de cruzeiro, atracado no porto de Yokohama, não parou de aumentar desde o início de fevereiro. As 3.711 pessoas de 56 países a bordo faziam um cruzeiro pela Ásia que virou um pesadelo: entre o medo de contrair uma pneumonia viral que pode ser fatal e o tédio do confinamento em suas cabines, algumas delas sem janela, e com uma caminhada curta no convés como única distração.

Na China, berço da epidemia do COVID-19, o balanço da doença supera 2 mil mortos e 74 mil infectados.

Fora da província chinesa de Hubei, “a epidemia afeta uma proporção muito pequena da população”, afirmou o diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, na segunda-feira. Além dos casos na China continental, quase 900 ocorrências foram registradas em diversos países, com cinco mortes (na França, Japão, Filipinas, Taiwan e Hong Kong).
 
 
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags