Mundo

Grupo de Lima pede apoio internacional para Guaidó na Venezuela

Grupo acredita que "o sofrimento humano alcançou um nível intolerável" na Venezuela

Correio Braziliense
postado em 20/02/2020 21:43

Desde 2015, cerca de 4,5 milhões de venezuelanos deixaram o paísO Grupo de Lima, que reúne dezenas de países da América Latina e o Canadá, convidou nesta quinta-feira (20) a comunidade internacional a "unir-se para deter a tragédia humana na Venezuela" e desenvolver "um futuro democrático" a essa nação, segundo um comunicado divulgado após reunião em Gatineau, no Québec.

 

"Estamos fazendo um chamado a todos os países", disse em uma coletiva de imprensa François-Philippe Champagne, Ministro das Relações Exteriores do Canadá. 

 

"Precisamos falar em uma só voz, com parceiros internacionais, para encontrar novas formas de colocar um fim nessa crise política, humanitária e econômica, fazendo-nos eco do desejo dos cidadãos venezuelanos e do presidente interino Juan Guaidó", ressaltou. 

 

De acordo com a nota conjunta divulgada após a reunião, "embora a Constituição venezuelana tenha a previsão de novas eleições parlamentares em 2020, a democracia só será restabelecida plenamente na Venezuela se tiverem eleições presidenciais livres, justas e confiáveis".  

 

O grupo acredita também que "o sofrimento humano alcançou um nível intolerável" na Venezuela. 

 

"Isso mostra a urgência de uma saída pacífica e democrática dessa crise que se deteriora rapidamente", acrescenta.  

 

Desde 2015, cerca de 4,5 milhões de venezuelanos deixaram o país, segundo a ONU

 

O Grupo de Lima é um bloco regional criado em 2017, com o objetivo de buscar uma solução para a crise política e econômica na Venezuela, país presidido por Nicolás Maduro

 

Desde o seu início, o grupo tem dado uma série de declarações que tiveram pouco efeito tangível sobre a situação na Venezuela.  

 

O encontro em Ottawa, do grupo que conta com a Bolívia, Brasil, Chile e México, entre outros, segue os passos da viagem internacional de Guaidó, que incluiu uma reunião com o  presidente Donald Trump na Casa Branca e uma visita ao primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, com objetivo de obter apoio. 

 

Mais de 50 países já reconhecem Guaidó como presidente interino da Venezuela. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags