Mundo

Migração da América Central para EUA registra queda de 75%

O anúncio foi feito na Conferência Regional de Segurança dos países do Triângulo Norte da América Central

Correio Braziliense
postado em 21/02/2020 09:50
Um detido da Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) acena para reconhecer ativistas que cantam ao embarcar em um voo charter da Swift Air no McCormick Air Center em 18 de fevereiro de 2020 em Yakima, Washington.A migração dos países do norte da América Central para os Estados Unidos foi reduzida em mais de 75% desde maio passado, informou nesta quinta-feira o secretário interino de Segurança americano, Chad Wolf, em Honduras.

Desde maio de 2019, "o escritório de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos registrou uma redução de mais de 75% no fluxo de migração irregular novamente na fronteira sudoeste" com o México, disse o funcionário em um discurso em Honduras.

Wolf participou nesta quinta-feira com os Ministros de Segurança dos países do Triângulo Norte da América Central (Guatemala, El Salvador e Honduras), além da Costa Rica e Panamá, na XII Conferência Regional de Segurança.

O funcionário acrescentou que os esforços entre os Estados Unidos e os países da América Central para melhorar a segurança e a prosperidade econômica são positivos.

Wolf estimou que os esforços conjuntos resultaram na redução das taxas de homicídios nos países da América Central e disse que a Corporação Internacional de Financiamento ao Desenvolvimento, uma instituição pertencente ao Banco Mundial, está comprometida em apoiar o crescimento econômico da região.

Os migrantes que partiram em caravanas de Honduras no final de 2018 e no início de 2019 e 2020 argumentaram que estavam fugindo da insegurança e da falta de oportunidades nos países do norte da América Central.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags