Mundo

Analista antiterrorista americano assume culpa por vazamento de informações

Henry Kyle Frese forneceu, em 2018 e 2019 informações secretas a dois jornalistas não identificados, um dos quais morava com ele

Correio Braziliense
postado em 21/02/2020 10:02
Os jornalistas envolvidos seriam da CNBC e da NBC News, de acordo com a imprensa americana.Um analista antiterrorista da Agência de Inteligência de Defesa dos Estados Unidos (DIA) se declarou culpado nesta quinta-feira por vazar para a imprensa informações secretas, que incluíam detalhes sobre os sistemas de armas de outros países. 

Henry Kyle Frese, 31 anos, foi preso em outubro e pode ser condenado a até 10 anos de prisão, informou o Departamento de Justiça. 

Segundo o Departamento, Frese forneceu , em 2018 e 2019 informações secretas a dois jornalistas não identificados, um dos quais morava com ele. 

Um veículo de comunicação, que não teve seu nome revelado, publicou oito artigos contendo informações classificadas. 

Frese acessou os sistemas restritos do governo pelo menos 30 vezes em 2018 para fornecer informações verbais aos dois jornalistas. 

Ele também enviou informações secretas através de mensagens privadas nas redes sociais, informou o Departamento de Justiça, citando documentos do tribunal.

"Revelar essas informações para benefício próprio, ou de terceiros, não é altruísta ou heróico, é criminoso", escreveu o promotor do caso.

Os jornalistas envolvidos seriam da CNBC e da NBC News, de acordo com a imprensa  americana.

A CNBC, citando "fontes com conhecimento direto dos relatórios de inteligência dos Estados Unidos", informou em maio de 2018 que a China havia instalado mísseis de cruzeiro anti-navio e sistemas de mísseis terra-ar nas disputadas Ilhas Spratly. 

Frese foi funcionário terceirizado de janeiro de 2017 a fevereiro de 2018 e, em seguida, trabalhou com acesso ao nível extremamente secreto, disseram as autoridades.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags