Correio Braziliense
postado em 22/02/2020 04:06
» Segunda-feira, 17
Um possível aliado contra hipertensão na gravidez
Um antioxidante presente em cogumelos pode ajudar a combater a hipertensão na gravidez, também chamada pré-eclâmpsia, mostra uma pesquisa realizada por cientistas irlandeses. A ergotioneína, que é encontrada em uma ampla variedade de alimentos, mas principalmente em cogumelos, foi administrada em camundongos fêmea grávidas que apresentavam o problema de saúde. Os resultados foram positivos. Os cientistas da Universidade de Cork observaram a redução da pressão sanguínea das cobaias e a diminuição da produção das substâncias prejudiciais liberadas pela placenta durante a pré-eclâmpsia. Eles esperam que os resultados sejam os mesmos em testes com humanos.
» Terça-feira, 18
Grupo de turistas deve ir ao espaço em 2022
A SpaceX anunciou uma nova sociedade para enviar quatro turistas à órbita mais distante já alcançada por um cidadão comum, em uma missão que poderá acontecer em 2022, com custo de US$ 100 milhões. A empresa fechou um acordo com a Space Adventures, que tem sede em Washington e serviu como intermediária para enviar oito turistas à Estação Espacial Internacional (ISS) por meio das naves espaciais russas Soyuz. O primeiro deles foi Dennis Tito, que pagou US$ 20 milhões por uma permanência de oito horas na ISS, em 2001. O último a fazer essa viagem foi Guy Laliberte, fundador do Cirque du Soleil, em 2009. Os novos turistas devem viajar na cápsula Crew Dragon, da SpaceX, que foi desenvolvida para transportar astronautas da Nasa e que deve fazer o seu primeiro voo tripulado nos próximos meses.
» Quarta-feira, 19
Estudo alerta sobre ameaças às crianças
Um relatório das Nações Unidas, divulgado na revista médica britânica The Lancet, alerta que a infância está desprotegida em todo o mundo diante da “ameaça imediata” que as mudanças climáticas e a má alimentação representam para a saúde. Os autores do relatório, encomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Unicef, adverte que os avanços realizados nos últimos 20 anos estão em risco. O grupo de 40 especialistas independentes afirmou que nenhum país está protegendo essas gerações dos impactos nocivos das emissões de dióxido de carbono, a destruição da natureza e dos alimentos processados e altamente calóricos.
» Quinta-feira, 20
Memória inca recuperada
O Peru recuperou um valioso manuscrito, encontrado no Brasil, com as memórias de antigos governantes incas. O documento havia desaparecido durante a ocupação de Lima pelas tropas chilenas na Guerra do Pacífico (1879-1884). Intitulado Memórias da monarquia peruana ou esboço da história dos incas, o calhamaço foi escrito na década de 1830 por Justo Apu Sahuaraura Inca (1775-1853), descendente por linha materna do imperador inca Huayna Cápac (1493-1525) e do príncipe Cristóbal Paullo Inca (1518-1549). “O valor desse documento é incalculável. Sempre se considerou uma joia documental extremamente rara, não temos outro caso desta natureza”, disse Gerardo Trillo, diretor de Proteção de Coleções da Biblioteca Nacional ao apresentar a relíquia. De volta à Biblioteca Nacional de Lima, o manuscrito foi digitalizado e pode ser consultado pela internet.
» Sexta-feira, 21
A tumba de Rômulo, o fundador de Roma
Arqueólogos italianos apresentaram, ontem, pela primeira vez ao público, o que poderia ser o túmulo de Rômulo, o rei fundador de Roma, recuperando as origens da Cidade Eterna, há 3 mil anos. O sítio arqueológico era conhecido pelos especialistas e, em particular, pelo italiano Giacomo Boni (1859-1925), que, desde o século 19, havia levantado a hipótese de que, no Fórum romano, ao redor do Comício — espaço previsto para reuniões públicas na Antiguidade — poderia haver um heroon, monumento erguido em memória de um personagem ilustre, ou heroico, que poderia ter sido o fundador da cidade. Os responsáveis do Parque Arqueológico esclareceram que é impossível “afirmar cientificamente” que se trata, de fato, do túmulo de Rômulo, mas apostam nisso.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.