Mundo

Estrada é construída com destroços de casas

Correio Braziliense
postado em 24/02/2020 04:14
Restos de 105 residências formam trecho onde trafegam 9 mil carros

Em 2009, 105 casas na cidade de Córdoba, na Espanha, foram demolidas para expandir o aeroporto da cidade. A princípio, os destroços seriam enviados para um aterro, como é um procedimento comum. Porém, a Universidade de Córdoba teve a ideia de reciclar todos os detritos no local e usá-los para construir um trecho experimental de estrada na rodovia CH-2, que contorna a pista aeroportuária.

O trecho de estrada é usado por mais de 9 mil veículos diariamente. Após 10 anos de pesquisa, o estudo completo foi publicado. Os resultados são positivos, e a conclusão é de que os materiais reciclados de demolições são uma boa alternativa na construção de estradas. “Nossa pesquisa mostra a viabilidade de usar esses materiais em um projeto real e por um longo período de tempo”, diz José Ramón Jiménez, responsável pelo estudo.

Um trecho da estrada foi construído com agregados naturais, comumente usados nessas construções. No trecho experimental, foram utilizados dois tipos de materiais reciclados: agregados reciclados misturados, provenientes de paredes e estruturas das residências, e agregados reciclados de concreto, vindos das fundações das residências. “As propriedades da superfície da estrada foram mantidas nos dois casos, e as mecânicas mostraram-se até melhores”, diz o pesquisador.

A demolição de edifícios gera uma grande quantidade de materiais que, geralmente, acabam em aterros sanitários. Segundo os pesquisadores, esse estudo estabelece uma base científica para começar a redirecionar os materiais. “Essa é uma amostra real que pode levar agências governamentais e empresas de construção a confiarem na demolição e nos resíduos de construção reciclados”, conclui José Ramón Jiménez.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags