Mundo

Cuba compra navio de petróleo para evitar sanções dos EUA

País importa cerca de 68% do combustíveis, principalmente da Venezuela

Correio Braziliense
postado em 26/02/2020 19:13

Cuba enfrenta uma severa falta de combustíveisCuba, que enfrenta escassez de combustível, teve que comprar um carregamento de petróleo, incluindo o navio que o transportava, pois seu proprietário se recusou a atracar na ilha por medo das sanções impostas pelos EUA, informou o governo.

 

"Tivemos que chegar ao ponto de comprar um navio, que se encontra nas imediações da nossa costa, para comprar o navio, porque o proprietário se recusou a atracar com combustível dentro de nosso combustível", disse o Ministro dos Transportes, Eduardo Rodríguez, em declarações à televisão estatal.

 

Sem mencionar a origem do petróleo e a bandeira do navio, Rodríguez explicou que "o navio não queria atracar e tivemos que comprá-lo, com dinheiro que tivemos que retirar dos recursos financeiros limitados disponíveis para o país acessar esse combustível". 

 

Rodríguez não detalhou quando essa operação ocorreu.

 

Cuba produz apenas 32% do combustível que consome para gerar energia. Os 68% restantes precisam ser importados, principalmente da Venezuela, o que é complicado pelas sanções impostas por Washington desde meados de 2019 e impede que ele garanta um fornecimento fluido de petróleo. 

 

"Tivemos que tomar muitas decisões para garantir o fornecimento de combustível", disse o ministro, que explicou que setembro de 2019 foi o período mais difícil para a ilha a esse respeito.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags