Mundo

Povoado suíço poderá ser esvaziado por 10 anos para desmantelar arsenal

Governo faz uma consulta popular até 17 de abril para definir a evacuação do vilarejo de Mitholz

Correio Braziliense
postado em 26/02/2020 19:19

Os habitantes de um vilarejo suíço foram informados que poderão ter de deixar sua localidade por pelo menos uma década, o tempo necessário para desmantelar e limpar um depósito de munições que remonta à Segunda Guerra Mundial.

 

O antigo depósito de Mitholz, no cantão de Berna, que ainda contém 3.500 toneladas de munição, desmoronou parcialmente e vários explosivos estão enterrados sob as rochas.

 

Esse local explodiu parcialmente em 1947, causando a morte de nove pessoas, mas o risco de uma nova explosão foi subestimado por décadas.

 

O Ministério suíço da Defesa, que lançou uma consulta popular esta semana, estima que o risco atual é inaceitável e que uma evacuação prolongada é a melhor solução.

 

"O trabalho terá repercussões na população em questão e nas vias de acesso", alertou o Ministério em um comunicado.

 

"De acordo com nosso conhecimento atual, é de se esperar que o período de evacuação dos moradores ultrapasse dez anos, dependendo do desenvolvimento das obras", acrescenta o texto.

 

As estradas vizinhas terão de ser reforçadas, ou desviadas, e uma ferrovia, especialmente protegida.

 

A consulta à população local, de algumas centenas de pessoas, termina em 17 de abril.

 

Se a evacuação for muito problemática, as autoridades podem decidir cobrir o depósito com rochas, o que reduziria significativamente os riscos em caso de explosão.

 

Em sua página on-line, o Ministério da Defesa também informou que milhares de toneladas de munição não utilizada foram jogadas nos lagos suíços, mas o risco de explosão é "praticamente nulo". 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags