Mundo

Estados Unidos e Talibã se preparam para assinar acordo histórico

O acordo histórico da saída das tropas americanas da guerra mais longa de sua história será realizado em Doha, capital do Catar

Correio Braziliense
postado em 27/02/2020 13:05
As negociações entre o Talibã e os Estados Unidos, com a intermediação do Catar, fracassaram várias vezes devido à violência que ainda prevalece no Afeganistão.Washington e o Talibã planejam assinar, no sábado, um acordo histórico em Doha para preparar a saída das tropas americanas da guerra mais longa de sua história e iniciar negociações de paz entre os diferentes atores no Afeganistão.

O acordo será apresentado como o início de uma nova era no Afeganistão, país pobre devastado por guerras há mais de 40 anos, e prevê o fim da intervenção dos Estados Unidos iniciada em 7 de outubro de 2001, em resposta aos ataques de 11 de setembro.

Mais de 100.000 civis afegãos foram mortos ou feridos na última década, segundo a ONU, e o conflito custou aos contribuintes americanos um trilhão de dólares em despesas militares e de reconstrução desde 2001.

As negociações entre o Talibã e os Estados Unidos, com a intermediação do Catar, fracassaram várias vezes devido à violência que ainda prevalece no Afeganistão

O conteúdo do acordo não foi divulgado, mas espera-se que o Pentágono comece a retirar as tropas do Afeganistão, atualmente entre 12.000 e 13.000.

Uma primeira retirada de 8.600 soldados poderia ocorrer em breve, seguida por outras. Isso dependerá do progresso das negociações de paz entre o governo do presidente Ashraf Ghani e os talibãs, que atualmente consideram esse executivo um fantoche de Washington.

Os insurgentes também devem garantir que o Afeganistão não seja mais usado por grupos jihadistas como a Al-Qaeda e o grupo Estado Islâmico (EI), para lançar ataques no exterior.

A implementação da Al-Qaeda no território afegão com a bênção dos talibãs foi a principal razão da intervenção dos Estados Unidos no país.

A assinatura do acordo programada para sábado ocorre após uma trégua parcial de uma semana no Afeganistão, com o objetivo de criar confiança e mostrar que o Talibã pode controlar suas forças.

"Estamos no início de uma oportunidade histórica de paz", disse o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, esta semana.

Cerca de 30 países estarão representados na assinatura do acordo em Doha, mas o governo afegão não enviará delegados, "não confiando no Talibã e não tendo participado das negociações", disse uma autoridade à AFP. 

A falta de confiança entre o governo afegão e o Talibã alimenta um clima de crise política. Além disso, Washington se recusa a reconhecer completamente a reeleição de Ashraf Ghani, meses após as eleições marcadas por denúncias de fraude.

Donald Trump prometeu várias vezes trazer as tropas de volta e acabar com as guerras "estúpidas" dos Estados Unidos.

Mas os analistas temem uma situação difícil no futuro. Washington "declarará vitória" e, se houver problemas no país mais tarde, dirá que o "fracasso é dos afegãos", diz Colin Clarke, pesquisador do Soufan Center.

"E que interesse os talibãs têm em respeitar o acordo se alcançaram o que querem, que é a retirada dos Estados Unidos?", questiona.

As negociações em Doha passaram por dias difíceis, principalmente quando, em setembro de 2019, Trump interrompeu a nona rodada de diálogo com vários tuítes.

Primeiro decidiu cancelar as negociações, furioso com a morte de um soldado americano em um ataque em Cabul, mas finalmente foram retomadas.

Em 21 de fevereiro, os insurgentes e os Estados Unidos anunciaram uma semana de redução de suas operações militares e no domingo Trump disse que assinaria pessoalmente um acordo de paz com o Talibã.

Por sua parte, o vice-comandante talibã, Sirajuddin Haqqani, escreveu no New York Times na semana passada que "todo mundo está cansado da guerra".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags