Mundo

Fechado acordo entre VW e 400 mil clientes na Alemanha por Dieselgate

A gigante alemã de automóveis Volkswagen concordou com um acordo de compensação com grupos de consumidores domésticos

Correio Braziliense
postado em 28/02/2020 09:42
A Volkswagen e a federação alemã de consumidores VZBV chegaram a um O fabricante de automóveis alemão Volkswagen (VW) chegou a um acordo de indenização com a associação de consumidores VZBV, que representa cerca de 400 mil clientes afetados pelo "Dieselgate" - anunciou o tribunal de Brunswick nesta sexta-feira (28/2).

"Ao término de vários dias de negociações", as duas partes "concluíram um acordo" que pode pôr fim ao maior julgamento na Alemanha pelo chamado "Dieselgate", iniciado em setembro passado, afirmou o tribunal, em um comunicado.

O grupo automotivo é acusado de ter prejudicado seus clientes de forma deliberada, ao instalar, sem seu conhecimento, um dispositivo que fazia o veículo parecer menos poluente do que era na realidade.

O escândalo remonta a setembro de 2015, quando o grupo alemão confessou ter equipado com softwares fraudulentos 11 milhões de veículos em todo mundo. O episódio abalou o setor na Alemanha.

Até agora, grande parte dos mais de 30 bilhões de euros em multas, gastos jurídicos e indenizações paga a Volkswagen foi nos Estados Unidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags