Mundo

Americanos assinam acordo histórico com o Talibã

Correio Braziliense
postado em 01/03/2020 04:14

Os EUA e o Talibã afegão assinaram, ontem, um acordo histórico em Doha, que abre caminho para uma retirada total das tropas americanas, após 18 anos de guerra e negociações de paz interafegãs sem precedentes. O acordo, negociado por um ano e meio no Catar, foi assinado pelos principais negociadores das duas partes, Zalmay Khalilzad, do lado americano, e o líder político dos insurgentes afegãos, Abdul Ghani Baradar (foto), na presença do secretário de Estado, Mike Pompeo. Esse texto não é um acordo de paz propriamente dito, mas os americanos se comprometem a começar uma retirada gradual de suas tropas, para reduzi-las dos atuais 13 mil para 8.600 em 135 dias. As forças estrangeiras devem deixar o país em até 14 meses.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags