Pete Buttigieg, o primeiro pré-candidato à presidência americana declaradamente homossexual, anunciou oficialmente no domingo (1º/3) à noite o fim de sua campanha na corrida pela Casa Branca. A decisão foi tomada após os resultados minguados do jovem político nas primárias do partido na Carolina do Sul.
"Nosso objetivo sempre foi ajudar a unificar os americanos para derrotar Donald Trump", afirmou a seus seguidores.
"Devemos reconhecer que neste ponto da corrida, a melhor maneira de manter a fé nestes objetivos (...) é afastar-se e ajudar a unir nosso partido e nosso país. Desta maneira, esta noite estou tomando a difícil decisão de suspender minha campanha pela presidência", completou.
A notícia da saída de Buttigieg, de 38 anos, da corrida presidencial havia sido antecipada pela imprensa americana. O ex-prefeito de South Bend, Indiana, passou rapidamente de desconhecido a figura política nacional durante a disputa democrata.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.