Correio Braziliense
postado em 02/03/2020 16:50
Porto Príncipe, Haiti - O presidente do Haiti, Jovenel Moïse, nomeou na manhã desta segunda-feira (02) um novo primeiro-ministro como forma de tirar o país de uma nova crise institucional, humanitária e de segurança. "Após consultar diferentes setores do país, decidi designar Joute Joseph como novo primeiro-ministro. Ele é convidado a formar, o mais rápido possível, um governo aberto e buscar um consenso capaz de responder às emergências de hoje", escreveu o chefe de Estado em sua conta oficial no Twitter.
Desde setembro de 2018, Joute Joseph ocupava o cargo de ministro do Meio Ambiente e também acabou se tornando ministro interino de Economia e Finanças, em setembro do último ano. No momento, ele substituirá Jean-Michel Lapin, que sempre foi interino.
Desde a renúncia do primeiro-ministro Jean-Henry Céant, em março de 2019, o Haiti vive uma intensa crise política. Joute Joseph é o terceiro chefe de governo que Jovenel Moïse coloca no poder desde a saída de Céant.
O poder Legislativo nunca ratificou nenhuma dessas opções, impedindo que o governo assumisse funções de forma efetiva. Ao não ocorrerem as eleições legislativas previstas para o último ano, o Parlamento está com as atividades suspensas desde janeiro e a aprovação de Joseph como primeiro-ministro não poderia prosseguir de acordo com as normas constitucionais.
Todas as negociações iniciadas pela classe política haitiana para formar um novo governo acabaram fracassando. A oposição exige a renúncia de Jovenel Moïse como requisito prévio para a abertura de qualquer negociação.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.