Mundo

Biden domina "Superterça" com vitórias em oito Estados

Democrata desponta como o principal pré-candidato para enfrentar o presidente republicano, Donald Trump, nas eleições de novembro

Correio Braziliense
postado em 04/03/2020 02:34
homem falandoO ex-vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden venceu nesta terça-feira (3/3) as primárias em ao menos oito estados e impôs uma clara derrota a Bernie Sanders, ressurgindo como o principal pré-candidato democrata para enfrentar o presidente republicano, Donald Trump, nas eleições de novembro.

A primeira vitória de Biden nesta "Superterça" ocorreu na Virgínia, estado que concede 99 delegados à convenção democrata, que em julho elegerá o candidato presidencial do partido.

Biden ganhou também na Carolina do Norte, que com uma população negra relativamente ampla contribui com 110 delegados para a convenção democrata.

No Alabama, com 52 delegados, Biden repetiu a vitória de 2016 de Hillary Clinton, finalmente confirmada candidata democrata à presidência.

O Tennessee — onde as primárias foram perturbadas por uma série de tornados — o ex-vice de Barack Obama venceu a disputa envolvendo 64 delegados, do mesmo modo que em Oklahoma, com 37.

Biden ganhou ainda em Minnesota, 75 delegados, Arkansas, e Massachusetts, o último um importante estado da costa leste que tem 91 delegados.

Massachusetts é o bastião eleitoral da senadora Elizabeth Warren, que até o momento não venceu em qualquer dos 14 estados.

"Estou vivo, não me enterraram. Não morri. Estou de volta", comemorou Biden após as primeiras vitórias nesta "Superterça".

"É uma boa noite e parece que vai melhorar. Não chamam de 'Superterça' a troco de nada", disse Biden mais tarde em Los Angeles.

Sanders, que tenta manter a liderança após vencer em New Hampshire e Nevada e terminar quase empatado em Iowa, venceu nesta terça em Vermont, onde é senador, com 16 delegados, no Colorado, que leva 67 delegados à Convenção, e em Utah.

Apesar do resultado adverso, Sanders manteve o otimismo: "hoje lhes digo que tenho absoluta confiança de que vou conquistar a indicação democrata".

Na "Superterça" votam 14 estados - além do território não incorporado de Samoa americana e os democratas residentes no exterior - para eleger 1.357 delegados à convenção democrata de julho, um terço do total.

São necessários pelo menos 1.991 delegados para obter a candidatura presidencial do partido.

Renascido

Após uma importante vitória nas primárias da Carolina do Sul no sábado, o ex-vice-presidente de Barack Obama recebeu na segunda-feira o apoio de três ex-pré-candidatos: a senadora Amy Klobuchar, o ex-congressista Beto O'Rourke e o ex-prefeito Pete Buttigeg.

O'Rourke havia abandonado a disputa em novembro, mas Klobuchar anunciou a desistência na segunda-feira e Buttigeg, no domingo passado.

A saída dos moderados reduziu ainda mais o número de postulantes pela candidatura democrata à Casa Branca, e abriu o caminho pelo centro para Biden, que segundo as pesquisas tem boas chances de vencer Donald Trump em novembro.

Os novos apoios ao ex-vice-presidente fortaleceram um postulante de centro para derrotar Sanders, à esquerda, que liderava até o momento a disputa pela indicação, algo que inquietava o 'establishment' do partido.

As pesquisas são amplamente favoráveis a Sanders na Califórnia e no Texas, dois estados-chave desta "Superterça", mas também apontavam a vitória do senador na Virgínia, onde Biden venceu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags