Correio Braziliense
postado em 07/03/2020 08:25
A balança comercial da China apresentou déficit comercial de 42,6 bilhões de yuans, o que equivale a US$ 7,09 bilhões, nos meses de janeiro e fevereiro na comparação com o mesmo perÃodo de 2019. O governo chinês decidiu divulgar os dados dos dois meses conjuntamente, em meio ao surto de coronavÃrus.
As exportações chinesas caÃram 17,2% nos dois primeiros meses de 2020 em relação ao ano anterior, revertendo o aumento de 7,6% visto em dezembro, segundo dados da Administração Geral das Alfândegas, divulgados neste sábado. O dado superou a expectativa de economistas consultados pelo Wall Street Journal, que esperavam um declÃnio de 17%.
As importações chinesas caÃram 4%, na comparação com o crescimento de 16,3% registrado em dezembro, mostraram os dados aduaneiros. Neste casos, a queda ficou bem longe dos 16% previstos pelos analistas consultados.
"O declÃnio nas importações e exportações deveu-se principalmente à epidemia de coronavÃrus e à extensão do Festival da Primavera", afirmou a agência alfandegária da China, em comunicado neste sábado.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.