Mundo

Mais de 4 mil casos em 24 horas

Correio Braziliense
postado em 08/03/2020 04:06
A epidemia do novo coronavírus, que contaminou mais de 105 mil pessoas em todo mundo, avança e obriga os países a multiplicarem as medidas de segurança. Entre sexta-feira e o início da tarde de ontem, foram diagnosticados 4.059 novos casos de contágio e registradas 100 mortes. No total, 95 países estão afetados pela Covid-19.

A proliferação do vírus, classificada como “profundamente preocupante” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), levou a Santa Sé a fazer uma mudança na tradicional oração dominical do Ângelus, normalmente oficiada em público pelo papa Francisco. Telões foram instalados na Praça de São Pedro, no Vaticano, para transmissão por vídeo.

Ontem, a China anunciou 28 novas mortes, o que eleva para 3.070 o número de óbitos no país. O governo informou ainda que houve um aumento nos casos fora da província de Hubei, onde o novo coronavírus apareceu em dezembro.

Em Quanzhou, cidade no sudeste do país, um hotel usado para abrigar pessoas em quarentena desabou. Segundo informações oficiais, cerca de 70 pessoas estão sob os escombros — 37 foram retiradas pelos serviços de resgate.

A Coreia do Sul é o país com maior número de casos fora do território chinês. O número de contaminações passou ontem de 7 mil (com 44 mortos). Em seguida, vêm Itália (5.883 casos, com 233 falecimentos) e Irã (5.823 casos e 145 mortos).

Vacina
Países europeus se mobilizam para enfrentar a epidemia. O governo italiano informou que vai reforçar seus hospitais com 20 mil pessoas, entre médicos e enfermeiros. A Comissão Europeia disponibilizará 37,5 milhões de euros adicionais para a investigação de uma vacina contra a doença.

América Latina e Caribe somavam, até a noite de ontem, 51 infectados.  Paraguai, Colômbia e Costa Rica anunciaram os primeiros diagnósticos. Após a confirmação de oito casos, a Argentina informou que dará uma licença de trabalho excepcional para quem ingressar no país.

Nos Estados Unidos, a expansão da epidemia preocupa cada vez mais, depois que 21 pessoas a bordo do cruzeiro Grand Princess, estacionado na costa de San Francisco, deram positivo para a presença do coronavírus. Estão contaminados 19 membros da tripulação e dois passageiros. Há 3.533 pessoas a bordo. Além disso, duas pessoas morreram pelo coronavírus na Flórida, as primeiras vítimas americanas fora da Costa Oeste.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags