Mundo

Político japonês se desculpa por ter leiloado máscaras na internet

O deputado ganhou 76 mil euros ao leiloar máscaras cirúrgicas pela internet. Máscaras estão em falta no país

Correio Braziliense
postado em 09/03/2020 11:10
O deputado Hiroyuki Marota é proprietário de uma empresa de importação e declarou em entrevista coletiva que havia leiloado on-line, durante um mês, muitas máscaras.Um deputado japonês pediu desculpas nesta segunda-feira (9/3) por embolsar cerca de 76mil euros ao leiloar máscaras cirúrgicas on-line, muito escassas no país por causa da epidemia de coronavírus. 

Hiroyuki Marota, membro da assembleia regional de Shizuoka (centro do país) e proprietário de uma empresa de importação, declarou em entrevista coletiva que havia leiloado on-line, durante um mês, muitas máscaras - cerca de 2 mil - e que com isso, ganhou 8,88 milhões de ienes (75.900 euros).

Cada lote foi vendido por entre 34 mil e 170 mil ienes (291 a 1.456 euros), disse ele à imprensa japonesa. 

Marota explicou que havia comprado o equipamento há dez anos na China por 15 ienes por peça (0,13 euros), segundo o jornal regional Shizuoka Shimbun, de modo que um lote de 2 mil máscaras lhe custaram 30 mil ienes (257 euros). 

"Eram reservas que eu tinha na minha empresa há anos. Não posso dizer que o lucro que obtive foi injustificado", disse ele. "Mas, como membro da assembleia da prefeitura, tenho uma responsabilidade moral".

O deputado foi muito criticado e disse que o preço correspondia ao do mercado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags