Mundo

Facebook e Twitter põem advertência em vídeo alterado retuitado por Trump

Conteúdo editado, que parecia mostrar Biden apoiando o presidente, foi marcado como "parcialmente falso" pelo Facebook e como "conteúdo manipulado" pelo Twitter

Correio Braziliense
postado em 09/03/2020 20:59

Redes sociais testes novas formas de combater fake news nas eleições americanasFacebook e Twitter acrescentaram hashtags para advertir sobre conteúdo falso ou alterado em um vídeo retuitado pelo presidente americano, Donald Trump, sobre seu adversário democrata, Joe Biden.

 

O vídeo editado, que parecia mostrar Biden apoiando o presidente, foi marcado como "parcialmente falso" pelo Facebook e como "conteúdo manipulado" pelo Twitter.

 

As medidas parecem abrir novos caminhos para as plataformas de redes sociais ao abordar a delicada questão da desinformação política.

 

O Facebook, que assumiu uma política de não intervenção no conteúdo dos políticos, disse que este caso merecia uma verificação porque tinha sido publicado antes de o presidente compartilhá-lo.

 

"Os verificadores qualificaram o vídeo como parcialmente falso, pelo que estamos reduzindo sua distribuição e estamos mostrando hashtags de advertência com mais contexto para as pessoas que o veem, tentam compartilhá-lo ou já o fizeram", disse um porta-voz do Facebook à AFP.

 

"Como anunciamos no ano passado, o mesmo se aplica se um político compartilha o vídeo ou se é verificado de outra maneira quando outros compartilharam no Facebook".

 

O Twitter utilizou uma nova política para identificar conteúdo enganoso pela primeira vez.

 

A plataforma de mensagens, muito usada por Trump, tinha anunciado que começaria a aplicar uma política contra o conteúdo manipulado, inclusive dos políticos, a partir de 5 de março.

 

O Twitter foi criticado no passado por não eliminar conteúdo enganoso e abusivo, mas também se enfrentou a acusações de que suas restrições suprimiu algumas opiniões políticas. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags