Mundo

Xi Jinping vai a Wuhan pela primeira vez, após interdição por coronavírus

Chegada de Xi ocorreu no mesmo dia em que a cidade fechou o último dos 14 hospitais de emergência para o coronavírus

Correio Braziliense
postado em 10/03/2020 17:06

A notícia da visita de Xi a Wuhan animou as ações chinesasO presidente da China, Xi Jinping, fez nesta terça-feira (10) sua primeira visita a Wuhan desde que o surto do novo coronavírus forçou uma interdição inédita da cidade, que tem 11 milhões de habitantes e fica na região central do país, em um sinal de que os esforços das autoridades para controlar o vírus estão funcionando.

 

A chegada de Xi ocorreu no mesmo dia em que Wuhan fechou o último dos 14 hospitais de emergência que abriu para lidar com uma leva de pacientes de coronavírus que sobrecarregou o sistema de saúde da cidade, relatou o site de notícias The Paper.

 

Mais cedo nesta terça-feira (10), a China anunciou que só teve 19 infecções novas de coronavírus na segunda-feira – no domingo foram 40. O número ainda marcou o terceiro dia consecutivo sem casos novos transmitidos domesticamente na China continental fora da província de Hubei, onde Wuhan se localiza, apesar de a doença se alastrar rapidamente em outros países, como Itália e Estados Unidos.

 

Índice blue-chip

 

A notícia da visita de Xi a Wuhan animou as ações chinesas. O índice blue-chip encerrou o dia com alta de 2,1% depois de chegar a ficar negativo no pregão da manhã.

 

"É óbvio que Xi não poderia ter visitado Wuhan antes porque o risco de ele contrair o vírus lá era muito alto inicialmente", disse Zhang Ming, professor da Universidade Renmin de Pequim, à Reuters.

 

"Ele está lá agora para colher o que plantou. Ele estar lá significa que o Partido Comunista Chinês pode declarar vitória contra o vírus em breve", disse Ming.

 

A China foi criticada interna e externamente por sua reação inicial ao surto, suprimindo informações e minimizando seus riscos, mas seus esforços de controle draconianos, incluindo a interdição de Wuhan e da província de Hubei, têm sido eficazes na contenção da epidemia.


Viagens pelo país

 

Ainda nesta terça-feira, Hubei disse que adotará um "código de saúde" para permitir que as pessoas de áreas de risco médio ou baixo possam começar a viajar.

 

Qianjiang, outra cidade de Hubei, disse que todos os postos de verificação de tráfego serão retirados, que o transporte público será reativado e que as empresas voltarão ao trabalho no futuro próximo, de acordo com uma reportagem de um site oficial.

 

Durante sua viagem a Wuhan, Xi "visitará e expressará apreço pelos agentes médicos, militares e soldados, agentes comunitários, policiais, autoridades e voluntários que vêm combatendo a epidemia na linha de frente, além dos pacientes e moradores durante a inspeção", informou a agência estatal de notícias Xinhua.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags