Mundo

Japão faz um minuto de silêncio para recordar vítimas do tsunami de 2011

O Japão marcou o nono aniversário do tsunami que desencadeou o colapso nuclear de Fukushima, mas temores sobre coronavírus forçaram redução nas comemorações públicas

Correio Braziliense
postado em 11/03/2020 09:09
Pessoas ofereceram um momento de silêncio para as vítimas do terremoto e do tsunami de 2011 em um parque em Tóquio, em 11 de março de 2020, no nono aniversário.O Japão recorda com sobriedade nesta quarta-feira (11/3) o nono aniversário do tsunami de 11 de março de 2011, que provocou o desastre nuclear em Fukushima, já que a epidemia do novo coronavírus forçou o cancelamento das cerimônias tradicionais.

O primeiro-ministro Shinzo Abe pretendia homenagear as vítimas em seu gabinete em Tóquio e pediu à nação que respeitasse um minuto de silêncio às 14h46 locais, momento do terremoto submarino de 9,0 graus de magnitude.

O terremoto gerou o tsunami que atingiu a costa noroeste do país há nove anos, uma tragédia que deixou 18.500 mortos e desaparecidos.

Canais de televisão exibiram imagens de famílias reunidas em diversos pontos do município de Miyagi, particularmente afetado pelo desastre.

O governo japonês cancelou a grande cerimônia nacional que a cada ano é organizada em Tóquio na presença de parentes das vítimas, membros da família imperial, do primeiro-ministro e de diplomatas, para evitar a propagação do novo coronavírus.

Abe expressou condolências às famílias das vítimas e renovou a promessa de completar a reconstrução das áreas afetadas pelo desastre.

No Japão a epidemia de coronavírus infectou 568 pessoas e provocou 12 mortes, de acordo com um balanço oficial.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags