Mundo

Papa diz que medidas severas contra o vírus ''nem sempre são boas''

O Papa pediu a bispos e padres que não deixem os fiéis sozinhos durante a pandemia

Correio Braziliense
postado em 13/03/2020 09:20
O Papa Francisco celebrou essa semana a missa matinal na capela de Santa Marta no Vaticano, como parte de medidas de precaução contra a propagação do novo coronavírus COVID-19.O papa Francisco afirmou nesta sexta-feira (13/3) que as medidas draconianas, ou seja, medidas severas e inflexíveis, contra o novo coronavírus "nem sempre são boas" e pediu a bispos e padres que não deixem os fiéis sozinhos durante a pandemia, contra a qual vários países decretaram restrições severas.

"As medidas draconianas nem sempre são boas", disse o pontífice, em uma crítica indireta às restrições impostas em certos países, especialmente na Itália, que proíbem deslocamentos e, portanto, visitas de religiosos aos fiéis, assim como impedem a celebração de missas e sepultamentos em público.

A declaração foi feita depois que a diocese de Roma, da qual o papa é o arcebispo, anunciou na quinta-feira o fechamento até 3 de abril de todas as igrejas de sua jurisdição para aplicar as "restrições impostas à circulação de pessoas pelo decreto" adotado pelo governo italiano para frear a propagação do vírus.

"Nestes dias, devemos nos unir aos enfermos e às famílias que padecem esta pandemia", declarou Francisco, citado pela imprensa italiana, em sua missa diária na residência de Santa Marta, a poucos metros da basílica de São Pedro.

O papa concluiu com um pedido aos bispos para que utilizem o "senso comum" para tomar "medidas que não deixem sozinhos" os fiéis, que devem sentir-se acompanhados pelo consolo dos sacramentos e da oração.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags