Mundo

Guerra na Síria deixou mais de 384.000 mortos desde 2011

O conflito é "a pior catástrofe provocada pelo homem desde a Segunda Guerra Mundial", segundo a ONU

Correio Braziliense
postado em 14/03/2020 11:20

A guerra destruiu a economia síria e provocou a fuga de 11 milhões de pessoas Ao menos 384.000 pessoas morreram na Síria, incluindo mais de 116.000 civis, desde o início da guerra no país em março de 2011, de acordo com um balanço atualizado publicado neste sábado pela ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

 

O conflito começou com a dura repressão por parte do governo de manifestações pacíficas pró-democracia. Com o passar dos anos se transformou em uma guerra complexa, com a presença de grupos rebeldes e jihadistas, assim como de forças estrangeiras.

 

Atualmente, o regime de Bashar al-Assad controla mais de 70% do território do país graças ao apoio da Rússia, do Irã e do grupo Hezbollah libanês.

 

O conflito é "a pior catástrofe provocada pelo homem desde a Segunda Guerra Mundial", afirmou a Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017. A guerra destruiu a economia síria e provocou a fuga de 11 milhões de pessoas.

 

De acordo com o balanço mais recente do OSDH, que tem como base sua ampla rede de fontes em todo o país, do total de vítimas 116.000 são civis, incluindo 22.000 menores de idade.

 

Além disso, 129.476 soldados do exército sírio morreram, assim como sírios e estrangeiros que integram as milícias e as forças aliadas. Entre eles estariam 1.697 combatentes do movimento libanês Hezbollah.

 

Nas últimas semanas, o avanço do regime foi interrompido na região de Idlib, noroeste do país, último reduto rebelde e jihadista.

 

Uma ofensiva de Damasco contra esta região provocou desde dezembro a fuga de quase um milhão de pessoas, segundo a ONU. No início de março, a Turquia negociou com a Rússia a interrupção dos ataques.

 

As ONGs denunciam sem descanso os abusos e violações dos direitos humanos cometidos pelo governo de Assad. Elas acusam o regime por ataques químicos, torturas e detenções ilegais. Neste contexto, dezenas de milhares de pessoas desapareceram, de acordo com ativistas.

 

A guerra também provocou a destruição de infraestruturas e reduziu ao mínimo setores fundamentais para a economia síria, como o do petróleo.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags