O governo da Alemanha decidiu fechar a partir da manhã de segunda-feira as fronteiras do país com França, Suíça e Áustria, para tentar conter a propagação do coronavírus, informou à AFP uma fonte próxima ao caso, confirmando notícias da imprensa.
O fechamento entrará em vigor às 8H locais (4h de Brasília), mas não será aplicado ao transporte de mercadorias e isentará os trabalhadores que precisam atravessar a fronteira, segundo a fonte, que confirma uma informação divulgada pelo jornal Bild.
Uma das razões alegadas pelas autoridades alemãs, além do controle da epidemia, é evitar que os cidadãos dos países fronteiriços entrem no país para fazer grandes compras em mercados do país, o que poderia esvaziar as prateleiras, fenômeno que já foi registrado.
A medida foi decidida pelo governo da chanceler Angela Merkel e as autoridades de três estados regionais (lands) alemães envolvidos: Bade-Wurtemberg, Baviera e Sarre.
A medida não envolve as outras fronteiras da Alemanha com países considerados menos problemáticos em termos de propagação da COVID-19.
Outros países como Polônia, República Tcheca ou Dinamarca já fecharam as fronteiras com países vizinhos e estão aplicando severas restrições.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.