Correio Braziliense
postado em 16/03/2020 17:38
Paris, França - A partir da próxima terça-feira (17/3), ao meio-dia no horário local, a França exigirá confinamento total de todos os seus cidadãos, anunciou nesta segunda (16) o presidente Emmanuel Macron. Eles só poderão sair às ruas por motivos de extrema necessidade, como forma de frear a propagação do novo coronavírus.
"A partir de amanhã, ao meio-dia, e ao menos pelos próximos 15 dias, a circulação das pessoas deverá ser reduzida fortemente", ressaltou o presidente francês, em um pronunciamento direcionado ao país transmitido pela televisão.
Os cidadãos só podem circular na rua para ir ou vir do trabalho, ir ao supermercado e ir aos centros de saúde, se necessário, e todas as infrações serão sancionadas. "Estamos em guerra. Uma guerra de saúde, mas o inimigo está lá. Invisível, escorregadio", disse o presidente francês em tom marcial.
A França, um dos principais focos do coronavírus na Europa, contabiliza 6.633 infectados e 148 mortos pela pandemia do Covid-19, segundo um balanço divulgado nesta segunda-feira.
Desde sábado, todos os locais públicos não essenciais, como bares, restaurantes e cinemas, fecharam suas portas na França, que está na fase 3 da epidemia, o que significa que o coronavírus está presente em todo o território. Para mitigar os efeitos econômicos do coronavírus, Macron prometeu uma garantia de 300 bilhões de euros para empréstimos bancários a empresas.
Se trata de um "dispositivo excepcional para adiar impostos e encargos sociais, apoiar ou estender vencimentos bancários e garantias do Estado no valor de 300 bilhões de euros para todos os empréstimos bancários contratados com bancos".
Por outro lado, o presidente francês também anunciou o adiamento do segundo turno das eleições municipais, programadas para domingo.
"Esta decisão foi aceita por unanimidade" por todos os líderes do partido, disse o presidente francês, que não deu datas, apesar de seu primeiro-ministro, Edouard Philippe, ter anteriormente proposto adiá-los até 21 de junho.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.