Mundo

Maduro anuncia 'quarentena total' na Venezuela por coronavírus

Foram detectados 16 novos casos no país, elevando o total a 33

Correio Braziliense
postado em 16/03/2020 23:03

Foram detectados 16 novos casos no país, elevando o total a 33O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou nesta segunda-feira quarentena em todo o país diante da pandemia do novo coronavírus, após a detecção de 16 novos casos no país, elevando o total a 33.

 

Ainda não há qualquer óbito pelo novo coronavírus registrado no país.

 

"A Venezuela dá um passo à frente e declara quarentena total", disse Maduro.

 

"A partir de amanhã, terça-feira (...), a Venezuela inteira entra em quarentena social. Todo o país, os 23 estados e o distrito capital (Caracas), estão em quarentena social, quarentena coletiva, medida drástica necessária", declarou o presidente em rede nacional de rádio e TV.

 

A medida, que entrará em vigor a partir das 05H00 local (06H00 Brasília) desta terça-feira, prevê a suspensão do trabalho, exceto nas atividades ligadas à distribuição de alimentos, à segurança policial e militar, aos serviços de transporte e à saúde.

 

Nesta segunda-feira, a quarentena adotada na capital e em seis estados foi observada parcialmente, em torno de 85%, segundo o presidente.

 

"Começamos com o pé direito", disse Maduro em um dia de grande presença de policiais e militares nas ruas.

 

Ao fazer uma avaliação da epidemia no país, Maduro confirmou 16 novos casos, "todos importados", e que do total de 33 infectados 18 são mulheres e 15, homens.

 

A maioria dos infectados está na zona centro-norte, onde se situa Caracas e sua área metropolitana.

 

A quarentena geral se segue à suspensão das aulas em todos os níveis e à proibição da chegada à  Venezuela de voos procedentes de Europa, Colômbia, República Dominicana e Panamá, assim como concentrações em locais públicos.

 

No mundo, já há 182 mil infectados, com mais de 7.100 mortes, segundo levantamento da AFP. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags