Mundo

Irmão do autor de atentado de Manchester é declarado culpado de assassinato

Hashem Abedi, de 22 anos, também foi considerado culpado de tentativa de assassinato

Correio Braziliense
postado em 17/03/2020 12:41
Homenagem às vítimas do terror de 22 de maio ataque no Manchester ArenaManchester, Reino Unido - O irmão do autor do atentado suicida de Manchester, que o ajudou a preparar a bomba, foi condenado nesta terça-feira (17/3) pelo assassinato de 22 pessoas na explosão de 2017, incluindo crianças e um adolescente.

Após menos de cinco horas de deliberações, o júri do tribunal criminal de Old Bailey, em Londres, também reconheceu Hashem Abedi, de 22 anos, culpado de tentativa de assassinato pelas dezenas de pessoas feridas neste ataque cometido em 22 de maio de 2017, na saída de um show da estrela pop americana Ariana Grande.
 
Sua sentença será pronunciada em data posterior que ainda não foi definida. Hashem Abedi, que não assistiu ao final do julgamento, alega inocência.

Ele foi processado por ter comprado o material químico destinado a fabricar a bomba usada durante o ataque, por ter fabricado os detonadores e comprado o carro no qual os componentes da bomba haviam sido armazenados. 

"As famílias esperaram muito tempo para que Hashem Abedi respondesse por seus crimes no tribunal e acho que a maioria ficará aliviada ao saber que ele não poderá mais machucar ninguém", disse a advogada Victoria Higgins, que representa 11 famílias de vítimas.

No início do julgamento, em fevereiro, o promotor Duncan Penny disse que o acusado era "tão culpado pelo assassinato das 22 pessoas quanto seu irmão", Salman Abedi.

Hashem Abedi foi preso em 17 de julho de 2019 após sua chegada a Londres, depois de ter sido extraditado pela Líbia, seu país de origem, de onde havia saído antes do ataque. O ataque foi reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI). 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags