Mundo

EUA responsabiliza Rússia por morte de soldados turcos na Síria

Trinta e quatro militares turcos morreram no mês passado em um bombardeio na província síria de Idlib, no noroeste do país

Correio Braziliense
postado em 17/03/2020 17:50
Trinta e quatro militares turcos morreram no mês passado em um bombardeio na província síria de Idlib, no noroeste do paísWashington, Estados Unidos - Os Estados Unidos acusaram a Rússia pela primeira vez nesta terça-feira (17/3) de ser responsável pela morte de dezenas de soldados turcos na Síria. Trinta e quatro militares turcos morreram no mês passado em um bombardeio na província síria de Idlib, no noroeste do país. 

Ancara, que apoia os rebeldes sírios naquela região, acusou o regime de Damasco desse ataque e assinou um novo cessar-fogo com Moscou. O chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, acusou diretamente a Rússia, principal aliada do governo sírio de Bashar al-Assad em sua ofensiva contra os rebeldes, pelo que aconteceu. 

"Achamos que a Rússia matou dezenas de soldados turcos durante a operação militar", disse Pompeo a repórteres em Washington, sem especificar a qual episódio ele estava se referindo. 

"Apoiamos a Turquia, nossa aliada na Otan, e estudamos medidas adicionais de apoio" ao país, acrescentou o secretário de Estado, que anunciou novas sanções contra altas autoridades sírias. 

Embora os observadores temam que a aviação síria possa atacar tropas turcas sozinhas, os Estados Unidos tentaram não acusar Moscou diretamente até terça-feira.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags