Mundo

Crise por expulsão de jornalistas

Correio Braziliense
postado em 18/03/2020 04:14


O chefe da diplomacia dos EUA, Mike Pompeo, pediu a Pequim, ontem, que reconsidere suas expulsões de jornalistas americanos, observando que a China se beneficia da mídia livre em meio à crise global da saúde causada pelo novo coronavírus.

“Lamento, hoje, a decisão da China de impedir que a imprensa mundial funcione livremente, o que seria francamente bom para o povo chinês nestes tempos globais de desafios incríveis, onde mais informações e mais transparência é o que salvará vidas”, afirmou Pompeo em coletiva de imprensa.

“Isso é lamentável”, disse o secretário de Estado. “Espero que eles reconsiderem (essa decisão)”, acrescentou Pompeo, para quem a medida “impede o mundo de saber o que realmente está acontecendo no país”.

As autoridades chinesas anunciaram, ontem, que jornalistas americanos do New York Times, Washington Post e Wall Street Journal devem devolver suas credenciais de imprensa dentro de duas semanas, o que equivale a uma expulsão de fato.

Segundo a diplomacia chinesa, trata-se de uma resposta à decisão “escandalosa” de Washington de reduzir drasticamente o número de cidadãos do país autorizados a trabalhar para cinco meios de comunicação de Pequim nos Estados Unidos.

“Não é o mesmo”, protestou Pompeo. “As pessoas que identificamos há algumas semanas eram membros das organizações de propaganda chinesas”, argumentou o chefe da diplomacia dos EUA, acrescentando que esses profissionais não desfrutam da liberdade de imprensa em seu país.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags