Mundo

Apoio de plataforma

Correio Braziliense
postado em 18/03/2020 04:14
O mapeamento da reação imunológica ao vírus da Covid-19 é inédito. Segundo Oanh Nguyen, pesquisador da Universidade de Melbourne, estudos anteriores sobre o vírus da gripe comum ajudaram a equipe a acelerar o trabalho. “Analisamos toda a amplitude da resposta imune na paciente usando o conhecimento que construímos ao longo de muitos anos analisando as respostas imunes em pacientes hospitalizados com influenza”, afirma o cientista, em comunicado.

Uma plataforma sobre preparação para pesquisas sobre doenças infecciosas emergentes, chamada SETREP-ID, ajudou no mapeamento. Com ela, é possível investigar, por exemplo, grande variedade de amostras biológicas presentes em viajantes que retornam em um local de surto infeccioso.

“Quando a Covid-19 surgiu, já tínhamos ética e protocolos em vigor, para que pudéssemos começar a analisar rapidamente o vírus e o sistema imunológico em grandes detalhes”, conta o médico Irani Thevarajan, que lidera a  SETREP-ID. De acordo com ele, a plataforma é usada em vários hospitais de Melbourne como ferramenta para conter a pandemia.

Está previsto que a plataforma passa a ser usada nacionalmente, e os cientistas não descartam que seu estudo tome proporções ainda maiores. “Esperamos agora expandir nosso trabalho nacional e internacionalmente para entender por que algumas pessoas morrem de Covid-19 e, assim, desenvolver mais conhecimento para ajudar na resposta rápida a esse vírus e a futuros vírus emergentes”, diz Katherine Kedzierska.


Rússia testa vacinas
A Rússia anunciou ter iniciado testes em animais de uma vacina contra o novo coronavírus. O centro estatal de pesquisas em virologia e biotecnologia Vektor criou uma dezena de fórmulas, assim como testes para a detecção do Sars-Cov-2. A expectativa é de que, em três meses, após os resultados dos testes com as cobaias, eles apresentam as combinações mais promissoras. “Já começamos os testes com animais de laboratório (...) para avaliar a eficácia e a segurança da vacina. A partir de junho, planejamos apresentar um ou dois tipos, cujos testes apresentem os melhores resultados”, disse, ao canal Rossia 1, Ilnaz Imametdinov, diretor do órgão.
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags