Mundo

Biden ganha primárias democratas na Flórida, Illinois e Arizona

No discurso de agradecimento, Biden diz que pretende unir o país

Correio Braziliense
postado em 18/03/2020 08:33
No discurso de agradecimento, Biden diz que pretende unir o paísWashington, EUA - O pré-candidato democrata à Casa Branca Joe Biden venceu as eleições primárias realizadas nesta terça-feira (17/3) nos estados da Flórida, Illinois e Arizona, ampliando sua vantagem sobre Bernie Sanders para enfrentar o presidente republicano, Donald Trump, em novembro.

Biden, 77 anos e ex-vice-presidente de Barack Obama, bateu com folga o senador de Vermont, 78, no maior dos três estados que realizaram primárias nesta terça nos EUA, apesar da pandemia de coronavírus, segundo CNN e MSNBC.

Com 87% dos votos apurados na Flórida, Biden obtinha 61%, contra 22% para Sanders.

Os meios de comunicação também apontaram a vitória de Biden no Arizona e Illinois. 

Segundo o New York Times, após a apuração de 58% dos votos Biden derrotava Sanders no Arizona por 42,6% contra 30,3%.

"Obrigado, Flórida!", "Obrigado, Illinois!", tuitou Biden sobre sua vitória nos dois estados.

Em um discurso dedico em grande parte à crise da covid-19, o ex-vice-presidente americano afirmou que deseja "unir o partido após uma ótima noite". 

Biden também reservou palavras para os jovens inspirados pela mensagem de Sanders: "Eu escuto vocês, sei o que está em jogo, sei o que temos que fazer".

"Sanders e eu não concordamos na tática, mas compartilhamos a mesma visão: prover saúde pública acessível para todos os americanos, reduzir a desigualdade de renda que aumentou tão drasticamente e enfrentar a ameaça existencial de nosso tempo, a mudança climática", declarou.

As três vitórias dão a Biden uma vantagem quase insuperável sobre Sanders para a indicação democrata visando a eleição presidencial de 3 de novembro.

O estado de Ohio também pretendia votar na terça-feira, mas o governador Mike DeWine declarou "emergência de saúde" e adiou a primária diante da pandemia. 

A pandemia, que já deixou mais de 100 mortos nos Estados Unidos, deve ter um impacto significativo no índice de participação eleitoral desta terça.

Na Flórida, quase dois milhões de pessoas já haviam votado nos dias anteriores ou pelo correio, e a expectativa era de baixa participação.

Como medida de prevenção neste estado, os locais de votação que ficavam em centros de convívio de idosos foram transferidos para outros locais. 

Gabriela Carrilho, uma mulher de 51 anos, usou máscara e luvas para votar numa escola primária quase deserta em Miami Beach.

"Acho que se você não participa, as coisas nunca mudam", disse Carrilho, acrescentando que se sentia segura para votar.

"Havia desinfetante para as mãos em todas os centros de votação", disse Matt Don, 29 anos. 

"Eles mantiveram uma distância segura de mim. Tudo ali está seguro." 

Em Illinois, os comissários eleitorais de Chicago tiveram dificuldades para encontrar mesários, informou o Chicago Tribune. 

No Arizona, o movimento de eleitores foi muito baixo.

Louisiana, Geórgia e Kentucky, que deveriam votar mais tarde nesta terça, adiaram suas primárias para maio e junho.

Biden segue firme 

O ex-vice-presidente Joe Biden conquistou mais delegados até o momento, fundamentais para obter a indicação democrata, e está quase 20 pontos na frente de seu rival progressista Bernie Sanders na maioria das pesquisas nacionais.

E Biden já vinha de uma vitória no estado de Washington, que celebrou primárias na semana passada, por uma estreita margem de 37,9% contra 36,4% para Sanders.

Mas o impacto do coronavírus na campanha, que já registrou mudanças espetaculares, continua sendo imprevisível.

Joe Biden tem o apoio do campo moderado, incluindo vários ex-pré-candidatos democratas e dirigentes influentes. O governador de Illinois, JB Pritzker, afirmou na segunda-feira que Joe Biden é "o candidato adequado para vencer Donald Trump".

Famoso por suas gafes, Biden teve um bom desempenho no debate democrata de domingo, impedindo que Sanders, 78 anos, conseguisse recuperar a liderança.

Durante o encontro, Biden anunciou que deve escolher uma mulher como candidata a vice-presidente, o que deve ajudar a reunir apoio suficiente entre os democratas que ficaram decepcionados com o fato de que um grupo recorde de pré-candidatos, que reunia uma grande diversidade, terminou com dois homens brancos septuagenários.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags