Mundo

Merkel: coronavírus é maior desafio para a Alemanha desde 2ª Guerra Mundial

Até o momento, a epidemia Covid-19 causou entre 12 e 16 mortes no país, de acordo com balanços divergentes do Instituto Robert Koch e das regiões

Correio Braziliense
postado em 18/03/2020 17:53
Chanceler alemã Angela MerkelBerlim, Alemanha - A luta contra o novo coronavírus constitui "o maior desafio" que a Alemanha conhece desde a Segunda Guerra Mundial, disse a chanceler alemã Angela Merkel nesta quarta-feira. 

"Desde a reunificação alemã, não, desde a Segunda Guerra Mundial, não houve um desafio para o nosso país que dependa tanto da nossa solidariedade comum", disse a chanceler durante um discurso ao país, transmitido pela televisão. 

É uma intervenção de importância simbólica, porque, além do discurso tradicional do final do ano, é a primeira vez que a chanceler usa esse formato para fazer um discurso aos cidadãos desde que chegou ao poder em 2005. 

"Acredito firmemente que teremos sucesso nessa tarefa se todos os cidadãos realmente a considerarem sua", enfatizou Merkel, que lembrou as medidas impostas na Alemanha e na Europa, onde a livre circulação foi restrita para combater a pandemia. 

Restrições que "em uma democracia nunca devem ser decididas superficialmente e apenas provisoriamente", afirmou. "Mas, neste momento, elas são essenciais para salvar vidas", enfatizou. 

Da mesma forma, ela lançou "um apelo" para que as regras de distanciamento sejam respeitadas na Alemanha, onde, no momento, não foram ordenadas medidas de confinamento, como foi feito em outros países como França, Itália e Espanha. 

Até o momento, a epidemia Covid-19 causou entre 12 e 16 mortes no país, de acordo com balanços divergentes do Instituto Robert Koch e das regiões.





Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags