Correio Braziliense
postado em 18/03/2020 18:52
Madri, Espanha - A procuradoria espanhola abriu uma investigação nesta quarta-feira sobre um lar de idosos em Madri afetado pela pandemia do novo coronavírus, onde 19 pessoas morreram, enquanto casos semelhantes aparecem em outras partes do país. Nesta quarta-feira (18/3), a imprensa local relatou várias mortes em casas de repouso, incluindo 15 em uma unidade na região de Castilla-La Mancha (centro).
Na terça-feira, nos portões da instituição investigada em Madri, Monte Hermoso, parentes de internos disseram à imprensa que pelo menos 70 dos 130 idosos estavam infectados e confinados e que pelo menos 15 deles morreram.
O jornal El País, que afirma ter obtido a confirmação da casa de repouso, informou que pelo menos 19 pessoas faleceram. A procuradoria da província de Madri divulgou que abriu uma "investigação criminal após uma queixa apresentada pela (associação) Advogado do Paciente.
Em uma carta, o presidente desta associação denunciou "a extrema falta de segurança, limpeza, funcionários e recursos" no estabelecimento. Na região de Castilla-La Mancha, o diretor de saúde pública, Juan Camacho, informou à imprensa sobre "15 mortes" em um centro de saúde no pequeno município de Tomelloso "desde o início do surto".
Na região de Valência (sudeste), as autoridades regionais de saúde anunciaram que estavam assumindo o controle de casas de repouso públicas e privadas afetadas por surtos da Covid-19.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.