Mundo

Putin afirma que não é 'czar', 20 anos depois de chegar ao poder

"Eu trabalho todos os dias. Eu não reino. Um czar é uma pessoa que se senta, olha para as pessoas de cima e diz: Eu ordeno e você obedece", diz Putin

Correio Braziliense
postado em 19/03/2020 09:47

Putin anunciou em janeiro uma reforma constitucional que permitirá que ele cumpra dois mandatos adicionaisO presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que não é "um czar", num momento em que o país acaba de adotar uma reforma constitucional que permitirá a ele permanecer no poder até 2036.

 

"Não é a realidade", disse o presidente em entrevista à agência pública TASS, realizada em fevereiro, por ocasião do 20º aniversário de sua chegada ao poder. 

 

"Eu trabalho todos os dias. Eu não reino. Um czar é uma pessoa que se senta, olha para as pessoas de cima e diz: 'Eu ordeno e você obedece', enquanto experimenta um chapéu e se olha no espelho", acrescentou. 

 

Respondendo a uma pergunta sobre se ele pretende permanecer no poder depois de 2024, quando seu mandato atual expirar, o presidente respondeu que os russos decidirão. 

 

"Não tenho resposta hoje o mais importante é a atitude da maioria dos cidadãos deste país. É uma questão de confiança", afirmou.

 

"O czar disse que não é um czar", reagiu Alexei Navalni, o principal opositor de Putin, no Twitter. 

 

Putin anunciou em janeiro uma reforma constitucional que, graças a uma emenda introduzida no final de março, permitirá que ele cumpra dois mandatos adicionais depois que o atual expirar em 2024. 

 

A emenda zera o contador do poder, pois a lei russa impede mais de dois mandatos presidenciais consecutivos. Essa reforma deve ser ratificada pela população em um "voto popular" marcado para 22 de abril. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags