Mundo

Chile lança programa de estímulo econômico por coronavírus

Até o momento, o país registra 342 casos de coronavírus.

Correio Braziliense
postado em 19/03/2020 17:23
Presidente do Chile, Sebastián PiñeraSantiago, Chile - O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou nesta quinta-feira um programa de US$ 11,75 bilhões, equivalente a 4,7% do PIB chileno,  para mitigar o impacto da pandemia de coronavírus na economia. 

É um "plano econômico de emergência que fortalecerá nossa capacidade de enfrentar as necessidades de saúde, econômicas e sociais que a pandemia de coronavírus significa e provavelmente tenderá a piorar no futuro", disse Piñera em entrevista coletiva. O país registra 342 casos de coronavírus. 

O ministro das Finanças, Ignacio Briones, enfatizou que o plano busca alocar recursos para evitar que um impacto temporário tenha efeitos permanentes sobre a renda das empresas e das famílias. 

Entre as medidas implícitas no plano, está uma lei de proteção à renda, que permite que trabalhadores que não podem realizar trabalhos remotos sejam suspensos temporariamente nas empresas sem afetar sua remuneração. 

O programa também inclui medidas tributárias, como a suspensão dos pagamentos mensais do imposto de renda corporativo pelos próximos três meses, o adiamento do pagamento do IVA pelos próximos meses para todas as empresas com vendas mais baixas e a antecipação da devolução de imposto de renda para pequenas e médias empresas (PME).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags