Correio Braziliense
postado em 22/03/2020 22:20
Um pacote de resgate destinado a atenuar o impacto econômico da pandemia de coronavÃrus atingiu um obstáculo no Senado norte-americano neste domingo, em um sinal de discórdia polÃtica em meio à emergência nacional. Os democratas do Senado votaram contra o inÃcio de um prazo de 30 horas para votar a medida. A votação foi de 47 a 47, e o projeto precisava de 60 votos para prosseguir.
Legisladores e autoridades do governo esperavam chegar a um acordo sobre um pacote de US$ 1,3 trilhão, para que ambas as câmaras do Congresso o aprovassem na abertura da semana na segunda-feira e antes que os mercados financeiros reagissem adversamente à crise. Mas Democratas disseram que o pacote elaborado pelos republicanos favorece as empresas, mas não vai longe o suficiente para ajudar as pessoas que enfrentam desemprego e perda de renda.
Legisladores podem votar novamente em uma moção para prosseguir, caso cheguem a um acordo sobre os esboços do pacote de resgate, mas o senador republicano Mitch McConnell (Kentucky) criticou os Democratas no Senado após a votação. "Estamos de volta à estaca zero", disse McConnell após o fracasso da votação. Ele disse que tentaria novamente em um momento de sua escolha.
O lÃder da minoria no Senado, Chuck Schumer (Democratas, Nova York), disse que o pacote a ser avaliado é uma tentativa republicana de direcionar ajuda à s empresas. Ele pediu mais ajuda aos trabalhadores e auxÃlio a hospitais e profissionais de saúde. "A legislação não melhorou o suficiente (...) para obter os votos necessários para prosseguir", disse ele.
O governo Trump prometeu continuar trabalhando em direção a um acordo. "Continuaremos a trabalhar com Democratas e Republicanos em um pacote para finalizá-lo hoje à noite", disse Eric Ueland, diretor legislativo da Casa Branca. Fonte: Dow Jones Newswires.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.