Mundo

Ataque jihadista mata 70 soldados na região nordeste da Nigéria

Os membros da ISWAP multiplicam seus ataques, principalmente contra militares, cristãos, organismos públicos e funcionários de organismos humanitário

Correio Braziliense
postado em 24/03/2020 09:53
Os membros da ISWAP multiplicam seus ataques, principalmente contra militares, cristãos, organismos públicos e funcionários de organismos humanitárioKano, Nigéria - Ao menos 70 soldados morreram quando seu comboio foi atacado na região nordeste da Nigéria, área onde atua o grupo extremista Estado Islâmico da África do Oeste (ISWAP, na sigla em inglês), informaram fontes militares nesta terça-feira.

"Tivemos muitas perdas", afirmou uma fonte, que pediu anonimato, à AFP. "Ao menos 70 soldados morreram na emboscada executada na segunda-feira na região de Konduga, no estado de Borno", explicou a fonte.  

"Os 'terroristas' tomaram como alvo um caminhão com foguetes e munição e atearam fogo ao veículo", declarou outra fonte militar, antes de acrescentar que até o momento foram recuperados 70 corpos, mas que o balanço final de vítimas "pode ser muito mais grave".

De acordo com as fontes, alguns militares foram levados como reféns. O comboio militar seguia para campos jihadistas para executar uma operação, explicou à AFP um membro das milícias de civis que lutam ao lado do exército nigeriano.

Os membros da ISWAP multiplicam seus ataques, principalmente contra militares, cristãos, organismos públicos e funcionários de organismos humanitário.

O grupo jihadista é um tentáculo do Boko Haram, grupo que trava uma guerra contra as Forças Armadas nigerianas desde 2009 que já deixou 35.000 mortos e que também afeta Níger, Chade e Camarões, países vizinhos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags