Mundo

Antes da covid-19, só guerras mundiais haviam parado os Jogos Olímpicos

A pandemia do novo coronavírus, que contaminou mais de 386.000 pessoas e causou mais de 17.000 mortes em todo o mundo, causou o adiamento dos Jogos de Tóquio-2020

Agência France-Presse
postado em 24/03/2020 17:17
A pandemia do novo coronavírus, que contaminou mais de 386.000 pessoas e causou mais de 17.000 mortes em todo o mundo, causou o adiamento dos Jogos de Tóquio-2020Tóquio, Japão -Os Jogos Olímpicos sofreram boicotes (Moscou-1980 e Los Angeles-1984), ataques terroristas (Munique-1972, Atlanta-1996) e até epidemias (SARS em Atenas-2004 e Zika no Rio-2016), mas o maior evento esportivo do mundo nunca deixara de ser comemorado em tempos de paz.

A pandemia do novo coronavírus, que contaminou mais de 386.000 pessoas e causou mais de 17.000 mortes em todo o mundo, causou o adiamento dos Jogos de Tóquio-2020, situação que até agora só havia ocorrido com as duas guerras mundiais.

. Berlim-1916
Em 1912, o Comitê Olímpico Internacional (COI) concedeu a organização dos Jogos da VI Olimpíada a Berlim, que venceu outras cinco cidades (Alexandria, Amsterdã, Bruxelas, Budapeste e Cleveland).

O Império Alemão se uniu em torno do evento. Em 1913, um estádio foi inaugurado em Berlim, com capacidade para 33.000 espectadores, a tempo de comemorar com grande pompa os 25 anos do reinado do imperador Guilherme II.

O estádio foi construído em apenas 200 dias, de acordo com o Comitê Olímpico Alemão (DOSB), e também tinha uma piscina de 100 metros de comprimento.

Pela primeira vez na história dos Jogos, as mulheres foram autorizadas a participar, mas apenas em algumas disciplinas (natação e mergulho, tênis e ;netball;).

Mas no dia 28 de maio de 1914, quando já estavam sendo realizadas provas-teste em Berlim, o arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, foi assassinado em Sarajevo com sua esposa por um nacionalista sérvio. Esse assassinato provocou o início da Primeira Guerra Mundial, em agosto de 1914.

As circunstâncias precisas do cancelamento dos Jogos de Berlim não são conhecidas com exatidão. No entanto, o fundador dos Jogos modernos, o Barão Pierre de Coubertin, decretou que esta edição contaria, apesar de tudo, como a VI Olimpíada, apesar do fato de os Jogos nunca terem sido realizados.

Após o conflito, a Alemanha foi excluída dos Jogos de 1920, organizados em Antuérpia, na Bélgica.

. Tóquio-1940
No início dos anos 30, as autoridades japonesas apresentaram a candidatura de Tóquio aos Jogos de 1940 como um meio de demonstrar ao mundo sua reconstrução após o Grande Terremoto de Kanto em 1923.

Uma semelhança preocupante com relação a Tóquio-2020, apresentada pelo governo japonês como "Jogos da reconstrução", após o terremoto, tsunami e o desastre nuclear de Fukushima em março de 2011.

Tóquio foi escolhida após uma hábil campanha de ;lobbing; do Japão, que conseguiu convencer o ditador italiano Benito Mussolini a retirar Roma da corrida prometendo apoio para a Olimpíada seguinte.

Apesar de tudo, a celebração dos Jogos foi se comprometendo devido ao expansionismo japonês na China, o que levou a uma crescente pressão diplomática das potências ocidentais.

No Japão militarizado da época, algumas vozes no país, por outro lado, começaram a questionar a utilidade de organizar os Jogos, em vez de se dedicar inteiramente ao esforço de guerra.

O Comitê Olímpico Japonês acabou jogando a toalha em julho de 1938, explicando que "problemas com a China" tornam impossível a realização dos Jogos em Tóquio.

O Japão também renunciou aos Jogos de Inverno de 1940, que seriam realizados na cidade de Sapporo, no norte. O COI decide que os Jogos de Verão de 1940 serão realizados em Helsinque e os Jogos de Inverno em Saint-Moritz (Suíça), mas ambos os eventos foram cancelados quando a Segunda Guerra Mundial estourou, em setembro de 1939. Dezenove anos após o conflito, em 1964, Tóquio finalmente se tornará a primeira cidade asiática a sediar os Jogos Olímpicos.

O Japão também renunciou aos Jogos de Inverno de 1940, que seriam realizados na cidade de Sapporo, no norte do país.

O COI decidiu que os Jogos de Verão de 1940 serão realizados em Helsinque e os Jogos de Inverno em Saint-Moritz (Suíça), mas os dois eventos acabaram sendo cancelados quando a Segunda Guerra Mundial estourou, em setembro de 1939.

Dezenove anos após o conflito, em 1964, Tóquio finalmente se tornou a primeira cidade asiática a sediar os Jogos Olímpicos.

. Londres-1944
Embora as nuvens negras estivessem concentradas no céu da Europa, onde a Alemanha nazista logo causaria uma grande tempestade, o COI se reuniu em Londres em 1939 para designar a capital britânica como sede dos Jogos de 1944.

Na votação, Londres venceu Roma, Detroit, Lausanne e Atenas, mas apenas dois meses depois, a guerra com a Alemanha foi declarada e os Jogos de 1944 caíram no esquecimento.

Os Jogos de Inverno, que ocorreriam no mesmo ano em Cortina d;Ampezzo (Itália), tiveram o mesmo destino. Anos mais tarde a estação de esqui italiana celebrou os Jogos de 1956 e o mesmo vai ocorrer em 2026, junto com Milão.

Londres só foi sediar seus primeiros Jogos em 1948, que foram chamados de ;Jogos da Austeridade; como consequência das condições simples de hospedagem oferecidas aos atletas, apenas três anos após a guerra.

Derrotados no conflito armado, a Alemanha e o Japão não foram convidados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação